Após atrasos na lista de espera, MEC prorroga prazo para convocação do Fies
Em 2024, o Fies oferece 112.168 vagas, sendo que, para o primeiro semestre, foram ofertadas 67.301
O Ministério da Educação (MEC) tem sido alvo de questionamento por vários candidatos sobre possíveis falhas técnicas no site do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Nas redes sociais, estudantes fizeram vários pedidos para que a pasta prorrogasse o prazo de convocações da lista de espera, que estava previsto para ser encerrado no dia 30 de abril, porque essas inconsistências estão atrapalhando o chamamento de novos alunos para as vagas remanescentes.
Nesta sexta-feira (26), o MEC divulgou que prorrogou para o dia 17 de maio o prazo final para as convocações, por meio do Edital nº 13/2024, já publicado no Diário Oficial da União (DOU). O candidato é pré-selecionado na lista de espera quando a vaga que já havia sido destinada a outro candidato durante convocações anteriores volta para o sistema por não ter sido ocupada naquela ocasião.
Dessa forma, essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista de espera, de acordo com a ordem de classificação. A não ocupação da vaga ocorre quando o pré-selecionado não consegue concluir quaisquer das etapas que antecedem a assinatura do contrato ou até mesmo por não manter o interesse pela vaga.
Em 2024, o Fies oferece 112.168 vagas, sendo que, para o primeiro semestre, foram ofertadas 67.301. As vagas eventualmente não ocupadas nessa edição do primeiro semestre serão ofertadas, novamente, no processo seletivo do segundo semestre deste ano, cuja oferta prevista é de mais de 44 mil novas vagas.
Na noite da última quarta-feira (24), o MEC realizou mais uma convocação de estudantes que concorrem a vagas do Fies. Segundo a pasta, do dia 28 de março até agora, já foram promovidas cinco chamadas de candidatos em lista de espera do Fundo. A prorrogação atende às solicitações dos estudantes que demandam oportunidades de ingressar na educação superior com um financiamento subsidiado pelo governo federal.
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo do Fies é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).