Professor da UFPE é eleito para Academia Brasileira de Ciências junto com outros três matemáticos
Gauss Moutinho Cordeiro, da UFPE, é um dos quatro novos membros da ABC; pesquisador é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos em estatística

O Professor Gauss Moutinho Cordeiro, do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o biênio 2025-2026.
A nomeação foi anunciada pela Assembleia Geral Ordinária da ABC no final de 2024, e Cordeiro já tomou posse em janeiro de 2025. Ele se junta a outros três matemáticos eleitos este ano: Maria Eulália Vares (UFRJ), Diana Sasaki Nobrega (UERJ) e Lucas da Silva Reis (UFMG).
Reconhecimento internacional
Gauss Cordeiro é um dos cientistas brasileiros mais renomados da atualidade. Por dois anos consecutivos (2022 e 2023), ele foi eleito pelo portal Research.com como o melhor matemático do Brasil no ranking internacional.
Sua trajetória acadêmica inclui graduação em Matemática e Engenharia Civil, mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutorado em Estatística pela Imperial College London, no Reino Unido.
Atualmente, o professor da UFPE se dedica a pesquisas em modelos de análise de sobrevivência e confiabilidade, com aplicações em áreas como a saúde, especialmente no estudo de probabilidades de cura e tempo de sobrevivência de pacientes com câncer.
“Estou extremamente honrado com o título de membro titular da ABC. Procurarei participar ativamente das atividades da Academia, promovendo a importância das ciências exatas e das engenharias para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Cordeiro.
Outros matemáticos eleitos
Além de Gauss Cordeiro, a ABC elegeu outros três matemáticos para compor seu corpo. Maria Eulália Vares, professora titular do Instituto de Matemática da UFRJ, é especialista em Teoria da Probabilidade e Processos Estocásticos.
Já Diana Sasaki Nobrega, da UERJ, e Lucas da Silva Reis, da UFMG, foram eleitos como membros afiliados, categoria criada em 2007 para identificar e estimular jovens cientistas com grande potencial.
A categoria de membros afiliados da ABC tem como objetivo reconhecer jovens pesquisadores de até 40 anos com trajetórias promissoras.
Diana Sasaki, que atua na área de Matemática Aplicada, e Lucas da Silva Reis, especialista em Teoria dos Números e Corpos Finitos, serão diplomados em cerimônias regionais no segundo semestre de 2025.