COLUNA GRANDE RECIFE

Combate à pandemia em Pernambuco virou, definitivamente, um caso de polícia

Operação deflagrada na manhã desta quarta-feira é um novo capítulo na série de denúncias sobre supostas irregularidades

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 03/06/2020 às 11:05 | Atualizado em 03/06/2020 às 11:08
Foto: Divulgação/ Polícia Civil
A Operação Mar Aberto foi desencadeada em 2016 e apreendeu vários bens dos acusados - FOTO: Foto: Divulgação/ Polícia Civil

 

Por Felipe Vieira, da coluna Grande Recife

 

Não basta lutar quase às cegas contra um monstrengo que já ceifou a vida de quase 3 mil pessoas no Estado - cerca de 35 mil no País.

Não basta fazer isso em meio um ambiente de incertezas alimentado por políticos, como é o notório caso do Presidente da República, por não ter conduzido a situação com o mínimo de unidade exigido, e de governadores e prefeitos, que hesitaram em tomar medidas drásticas em tempo diminuir a quantidade de casos.

Não basta saber que a pandemia ainda está aí e que a população - por necessidade na grande maioria dos casos - já está quase que normalmente nas ruas.

Não basta notar que o governo conduz uma reabertura confusa das atividades e que o sentimento entre a população é de incerteza quanto ao que será o futuro.

Não basta olhar para a ocupação do sistema de saúde e vê-la bater na linha do colapso.

Se tudo isso não fosse suficiente para torrar a civilidade e o ânimo de qualquer pessoa, há evidências cada vez mais robustas da existência de um suposto esquema criminoso que estaria fazendo farra com dinheiro público que deveria ser usado para o combate à doença.

A operação que a Polícia Civil, em parceria com a Polícia Federal desencadeou hoje em Pernambuco (há mandados também sendo cumpridos em Goiás e no Distrito Federal) é mais um capítulo da novela da suposta malversação de verbas públicas durante a pandemia. O caso da compra de respiradores sem certificação pela prefeitura do Recife ainda está longe de ter um desfecho. E com mais essa ação, só um pensamento vem à mente: quanto ainda se pode puxar desse novelo?

De cara uma coisa é certa. O enfrentamento à pandemia por aqui, que deveria ser notícia apenas no campo sanitário, já tem a triste marca de um caso de polícia.


 

 

Comentários

Últimas notícias