Retorno

Ipojuca amplia fiscalização na volta dos comércios de praia

Existe um limite da quantidade máxima de quatro cadeiras por guarda-sol, cardápios plastificados e a disponibilização de álcool em gel para os clientes

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 01/09/2020 às 21:48 | Atualizado em 01/09/2020 às 21:53
DIVULGAÇÃO
Prefeitura do Ipojuca intensifica cuidados sanitários com a volta do comércio de praia - FOTO: DIVULGAÇÃO

Tendo autorizado a retomada do comércio de praia desde a última segunda-feira (31), a fiscalização nas barracas que ficam na faixa de areia da cidade de Ipojuca foi intensificada. A medida educativa, além de alertar sobre cuidados que devem ser tomados para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus (covid-19), também tem o objetivo de reforçar a consciência com a preparação dos alimentos que são servidos nas praias.

>> Ipojuca vai armar a Guarda Municipal

>> Ipojuca critica Estado por não ter finalizado protocolo sobre retomada de comércio na Praia de Porto de Galinhas

Ao longo desta semana, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde está vistoriando as cozinhas onde são preparados os alimentos. Desde o primeiro dia de retorno, agentes de Controle Urbano realizaram medição entre as barracas; servidores da secretaria de Turismo conversaram com banhistas e turistas sobre a importância do uso da máscara; e agentes de saúde reforçaram os cuidados com a higiene, informou a prefeitura do município. Os profissionais cadastrados foram orientados em relação às práticas de higiene e manipulação de alimentos.

A diretora de Vigilância em Saúde de Ipojuca, Andrea Lopes, lembrou que “com a volta das atividades, equipes de inspetores em saúde estão intensificando esse trabalho dos cuidados sanitários e do protocolo da covid-19. Além disso, educadores em Saúde em parceria com a Setur municipal ficaram nas entradas de Porto de Galinhas abordando os turistas para reforçar a necessidade do uso de máscara”, comunicou.

“Verificamos que os trabalhadores estão conscientes, utilizando luvas, máscaras e álcool em gel nas mesas. Nossa equipe entrevistou diversos turistas que se mostraram satisfeitos, reconhecendo essa preocupação”, disse a secretária de Turismo do município, Carol Vasconcelos. Para Carol, a avaliação desse retorno das categorias dos barraqueiros e ambulantes de praia foi bastante positiva. 

A prefeitura informou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano seguirá com a ação de fiscalização nas barracas de praia. Serão observados, principalmente, o distanciamento superior a 1,5 metro entre as abas dos guarda-sóis e o uso das máscaras de proteção. Para garantir a atuação de todos os trabalhadores informais cadastrados foi preciso fazer um remanejamento com a redução dos espaços na faixa de areia e um rodízio dos ambulantes, para evitar aglomeração.

Existe um limite da quantidade máxima de quatro cadeiras por guarda-sol, cardápios plastificados e o álcool em gel para os clientes. O município criou, em abril, o Benefício Eventual Municipal no valor de R$500 para ajudar os trabalhadores informais que ficaram impedidos de trabalhar por conta da pandemia.

Comentários

Últimas notícias