PANDEMIA

Filha revela a causa da morte de Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho faleceu aos 74 anos, nos Estados Unidos. Filha pediu que "Deus perdoe as maldades que ele cometeu" e fez apelo para não celebrar-se a morte do pai.

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 25/01/2022 às 9:09 | Atualizado em 25/01/2022 às 18:32
Notícia
X

Morto aos 74 anos na noite dessa segunda-feira (24), Olavo de Carvalho não teve a causa da morte revelada na nota oficial publicada em seu perfil. Mas, de acordo com sua filha, Heloisa de Carvalho Martin Arribas, o escritor faleceu de covid-19.

O ex-guru do bolsonarismo e influenciador da extrema direita contemporânea foi internado com a doença há oito dias, mas tinha histórico problemas de saúde (veja ao final da reportagem). Considerado do grupo de risco, o escritor acumulava conteúdos com desinformação e teorias da conspiração sobre a pandemia de covid-19

Olavo de Carvalho faleceu em Richmond, na Virginia, nos Estados Unidos. Em maio de 2020, ele escreveu no Twitter: "O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel".

REPRODUÇÃO DE VÍDEO/OLAVO DE CARVALHO VIA YOUTUBE
Olavo de Carvalho é considerado o 'guru' de Bolsonaro - REPRODUÇÃO DE VÍDEO/OLAVO DE CARVALHO VIA YOUTUBE

Em janeiro de 2021 ele seguiu a mesma linha: "Dúvida cruel. O Vírus Mocoronga mata mesmo as pessoas ou só as ajuda a entrar nas estatísticas?". O filósofo chegou a prestar depoimento à Polícia Federal num inquérito que apura a existência de uma organização criminosa responsável por disseminar desinformação sobre assuntos como a pandemia e a vacina da Covid-19.

 

A filha de Olavo, Heloisa de Carvalho, não mantinha relação com o pai. Ela é crítica ferrenha do comportamento do escritor e, após o anúncio da morte, pediu que "Deus perdoe ele de todas as maldades que cometeu".

Apesar disso, fez apelo para não celebrar-se o falecimento do ideólogo. "Comemorar a morte de qualquer pessoa é assinar o atestado de total falta de humanidade, Deus está vendo e eu também", disse Heloisa no Twitter.

Problemas de saúde de Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho era portador da Doença de Lyme. Trata-se de uma infecção, transmitida por carrapatos, que causa irritações na pele e sintomas semelhantes aos da gripe. Além disso, o escritor era cardiopata.

Em julho de 2021, o influenciador da extrema direita deu entrada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo.

Na unidade de saúde, ele foi submetido a exames e uma avaliação cardiológica. Internado, Olavo de Carvalho apresentou crise de angina e foi submetido a tratamento para compensação cardíaca. Cinco dias depois de dar entrada no hospital, cirurgia de emergência para revisão da operação da bexiga realizada anteriormente, nos Estados Unidos.

Em agosto, Olavo de Carvalho retornou ao InCor. Ele foi hospitalizado com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica. 

Tags

Autor