HOMENAGEM

Câmara dará título inédito de Cidadã Recifense a uma pessoa transexual

A medida é resultado de iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) junto com Hélio Guabiraba (PSB)

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 31/01/2022 às 11:37
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
AMOTRANS Chopelly é ativista dos direitos da população trans em PE - FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Leitura:

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Recife vai entregar o título de cidadã recifense a uma pessoa transexual. A medida acontece por uma iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) junto com Hélio Guabiraba (PSB).

O título de cidadã recifense será entregue nesta terça-feira (1) a Chopelly Glaudystton Pereira dos Santos. Natural de Limoeiro, cidade do agreste pernambucano de onde saiu aos 12 anos para estudar em Recife, Chopelly é servidora efetiva dos municípios de Recife e Camaragibe, como técnica de enfermagem.

Ela também tem atuação reconhecida como ativista de Direitos Humanos: é presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais, integrante do Fórum LGBT de Pernambuco e parte do Conselho Nacional das Mulheres, representando principalmente a população de pessoas travestis e transexuais.

"Um ato de grande simbolismo no país que lidera o triste ranking mundial de violência contra travestis e transexuais. A Casa José Mariano reafirma sua história de compromisso com as lutas libertárias que são tão características do povo do Recife, por uma sociedade mais justa e com mais equidade para todas, todos e todes. Que seja o primeiro de muitos”, reforça a vereadora Cida Pedrosa, uma das autoras da proposta.

Tendo desde muito cedo conhecido as diversas faces da transfobia, Chopelly se dedica a transformar as vidas de outras pessoas como ela, em sua maioria ainda privadas de direitos e em situação de vulnerabilidade social e econômica. Sua trajetória de vida, que se confunde com muitos momentos de resistência em defesa dos direitos da população LGBTQIA+ e já é uma referência no âmbito dos movimentos sociais, agora recebe reconhecimento do poder legislativo municipal.

 

Comentários

Últimas notícias