vendas internacionais

Em comitiva de Bolsonaro, Guilherme Coelho representa fruticultura brasileira em encontro na Rússia

O objetivo do evento é fortalecer os laços bilaterais entre os dois países.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/02/2022 às 9:53 | Atualizado em 07/02/2022 às 10:10
Notícia
X

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Guilherme Coelho, representará o setor da fruticultura em encontro econômico, realizado nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-Rússia em Moscou.

A delegação brasileira será composta pelo presidente da república Jair Bolsonaro, pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entre outras autoridades públicas e empresários.

O objetivo do evento é fortalecer os laços bilaterais entre os dois países.

Guilherme Coelho foi convidado para participar do encontro pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Augusto Pestana, durante a visita que eles fizeram a Petrolina-PE no último dia 31 de janeiro.

Segundo ele, o acesso ao mercado russo de fertilizantes é um dos principais focos da viagem da comitiva brasileira.

Em novembro de 2021, a Rússia, uma das principais exportadoras do produto para o Brasil, impôs um sistema de cotas para a venda desses itens para o mundo.

"Essa medida do governo russo se tornou uma preocupação para o agronegócio, já que não somos autossuficientes na produção de fertilizantes. Contudo, estamos otimistas que tenhamos avanços nas negociações, inclusive, um dos responsáveis pelo encontro é Andrey Guryev, um dos quatro maiores produtores de fertilizantes à base de fosfato do mundo", explicou Guilherme Coelho.

Durante a reunião econômica, o presidente da Abrafrutas apresentará os bons resultados da fruticultura brasileira no ano passado, quando o setor bateu o recorde de U$S 1 bilhão de dólares em exportações e as potencialidades para 2022, além de reforçar os aspectos sustentáveis da produção de frutas, que não desmata, não polui o meio ambiente e ainda é um grande gerador de postos de trabalho.

Tags

Autor