ELEIÇÕES 2022

Com Renata Abreu, Podemos oficializa apoio a Miguel Coelho sem citar Sergio Moro

Em evento no Recife, Podemos oficializou apoio a Miguel Coelho. Palanque com Sergio Moro, porém, ainda é incerto

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 07/02/2022 às 19:58 | Atualizado em 07/02/2022 às 20:04
Notícia
X

Oficializou-se nesta segunda-feira (7), em evento realizado no Recife, o apoio do Podemos à pré-candidatura de Miguel Coelho (DEM) ao Governo de Pernambuco. Renata Abreu, presidente do partido de Sergio Moro, compareceu à cerimônia, mas despistou sobre a presença do ex-juiz na campanha do prefeito de Petrolina.

A cerimônia reuniu lideranças de todas as regiões pernambucanas, como Ricardo Teobaldo, dirigente estadual do Podemos. No ato simbólico, o deputado federal, assim como Wanderson Florêncio e Fernando Bezerra Coelho, defenderam concentraram críticas à atual gestão, defendendo mudanças no Governo de Pernambuco.

Jonas Santos/Divulgação
Miguel Coelho e aliados no evento promovido pelo Podemos, no Recife - Jonas Santos/Divulgação

"Pernambuco tem mais de 30% de sua população com desalentados. Mas mesmo nesse cenário, é possível mudar. Pernambuco pode voltar a dar orgulho. É hora de perguntar se devemos condenar o nosso estado a mais quatro anos do que aí está ou se vamos ter a coragem de voltar a sentir o sabor da esperança e do desenvolvimento", questionou Miguel Coelho.

Renata Abreu elogiou o prefeito de Petrolina e também Fernando Bezerra Coelho. Para a deputada, Miguel é sucessor da trajetória política do pai, rejeitando o termo "herdeiro": "Eu acredito na sua história e no seu potencial. Vi o que você fez, construindo uma maternidade, uma UTI para pessoas com câncer. É nossa obrigação darmos as mãos e escolhermos aquele que vai governar o futuro de nossos filhos. Por isso, com muito orgulho, venho aqui falar do apoio do Podemos a sua pré-candidatura".

Questionado em entrevista, Miguel avaliou que o cenário de indefinições no PSB, que ainda não anunciou oficialmente o nome do seu candidato ao Governo de Pernambuco, é sinal de desgaste. Ao criticar os socialistas, porém, coloca panos quentes na gestão Eduardo Campos.

"Mostra a escassez de liderança, de projeto para Pernambuco. Temos um partido que está no poder há 16 anos, mas, em especial, os últimos oito foram trágicos. Pernambuco perdeu todas as conquistas sociais e econômicas do Governo Eduardo. (...) Esse ciclo está se acabando", avaliou.

Sobre a presença do Podemos na majoritária, Miguel desconversa. Diz que a situação está em aberto, mas só deve ser definida após um panorama das alianças ser traçado.

Apoio de Sergio Moro à campanha de Miguel Coelho?

Durante os discursos, tanto de Miguel Coelho, quanto de Renata Abreu quanto de Fernando Bezerra Coelho, não ouviu-se o nome de Sergio Moro. O pré-candidato do Podemos não foi citado, mas virou tema nas entrevistas após o término dos discursos.

Jonas Santos/Divulgação
Miguel Coelho, pré-candidato ao Governo de Pernambuco, discursa em evento do Podemos no Recife - Jonas Santos/Divulgação

Questionado se o apoio estadual o aproxima de Sergio Moro, Miguel Coelho é direto: "De forma nenhuma, até porque sempre defendemos um palanque aberto. O União Brasil [partido a ser criado a partir da fusão do PSL com o DEM] ainda não existe, então isso será um tema debatido a nível nacional no nosso partido. Nosso palanque está aberto para todos que acreditam na mudança; (...) O cenário nacional não vai influenciar o estadual".

Renata Abreu não enxerga o posicionamento de Miguel Coelho como um problema. Avaliou que uma candidatura ao Governo tem uma aliança ampla de partidos e muitos possuem seu candidato. A presidente do Podemos também disse que, apesar de a filiação de Sergio Moro ao União Brasil ter sido cancelada, as conversas com Luciano Bivar continuam.

"Temos uma ótima relação, com todos os membros. Essa discussão vai ser feita a partir de abril, quando combinamos uma nova conversa para tratar de aliança. Não só com com o União Brasil, mas todos os partidos que compõem o centro democrático. Os partidos que tentam construir a terceira via vão voltar a se encontrar", disse.

Além do apoio a Miguel Coelho, Podemos filiou novos quadros

Além de declarar apoio a Miguel Coelho, o evento realizado pelo Podemos também serviu para marcar a filiação de políticos pernambucanos. Foram filiados:

  • O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres
  • A prefeita de de Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho
  • O deputado estadual Wanderson Florêncio

O ato também contou com a presença de políticos de diversos partidos, como os deputados Fernando Filho (DEM), Antonio Coelho (DEM), Alessandra Vieira (PSDB), Romero Sales Filho (PTB), as prefeitas de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM); Célia Sales, de Ipojuca (PTB); Zé Martins (PSB de João Alfredo), além de outros ex-prefeitos, vices e vereadores.

Tags

Autor