ELEIÇÕES 2022

PDT é derrotado e Cidadania escolhe federação com PSDB; veja como ficam candidaturas

PSDB vence o PDT e tem federação com Cidadania aprovada. Candidaturas de João Doria e Alessandro Vieira à presidência, porém, são mantidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 20/02/2022 às 16:00 | Atualizado em 20/02/2022 às 16:04
Notícia
X

O PSDB foi o partido escolhido pelo Cidadania para formar uma federação para as eleições deste ano. A decisão ocorreu após reunião realizada nesse sábado (19) e significa uma derrota para o PDT. Dessa forma, as executivas dos dois partidos devem avançar na discussão pela aliança.

Na reunião, os integrantes do Diretório Nacional do Cidadania votaram em dois turnos o partido com o qual se faria a federação. No 1º turno, a votação se deu da seguinte maneira:

  1. PSDB: 54 votos
  2. PDT: 37 votos
  3. Podemos: 14 votos
  4. Abstenções: 5

No 2º turno, decidido entre o PDT e PSDB, a maioria, 56 votos, decidiu por uma aliança pelos próximos quatro anos com os tucanos. O PDT recebeu 47 votos e sete dirigentes escolheram a abstenção. 

Ambos, Cidadania e PSDB, acordaram preliminarmente a manutenção das pré-candidaturas dos dois partidos à Presidência: Alessandro Vieira (SE) e João Dória (SP), respectivamente. Fará parte das discussões a garantia da prioridade aos governadores candidatos à reeleição.

Agência Câmara
Agência Câmara, presidente do Cidadania - Agência Câmara

Dessa forma, os tucanos impõem uma derrota ao PDT. O PSDB, além do Cidadania, também tem conversas de federação com o MDB, que, por sua vez, conversa com o União Brasil. Os tucanos enxergam um enfraquecimento do partido nas eleições deste ano e buscam, com a aliança, manter a relevância da legenda nacionalmente.

Na avaliação do presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, o “debate foi democrático” e “respeitou a história do nosso e dos demais partidos que manifestaram interesse em uma federação”.

“Tenho profundo respeito pelo PDT e pelo Podemos, mas o partido optou democraticamente pelo PSDB. Importante frisar que foi discutida uma federação e não o apoio a candidaturas específicas, embora a aliança vá ter apenas um candidato. Isso será tratado no processo de consolidação da federação”, explicou Freire.

Tags

Autor