regras mais brandas

Paulo Câmara flexibiliza ações do plano de convivência com Covid-19

Como era esperado, a melhora nos indicadores da saúde permitirá mudanças a partir desta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/03/2022 às 14:44 | Atualizado em 02/03/2022 às 16:18
Notícia
X

Após um momento de mais restrições durante o período carnavalesco e queda na taxa de ocupação de leitos de UTI públicos, esperava-se mesmo do Governo de Pernambuco uma flexibilização nas regras para contenção da disseminação do novo coronavírus. De fato, o governador Paulo Câmara flexibilizou ações do plano de convivência com Covid-19.

As medidas entram em vigor a partir desta quarta-feira (02.03), quando serão tornadas públicas.

Segundo o decreto, fica autorizada a realização de eventos sociais com 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade em ambientes fechados, e de até três mil pessoas ou 70% da capacidade em locais abertos.

Segue obrigatória a apresentação do passaporte vacinal e de teste negativo a partir de 500 pessoas. 

No caso de eventos corporativos e presença de torcidas nos estádios, o limite é de até três mil pessoas ou 70% da capacidade. As competições esportivas em geral podem ocorrer com público de 1,5 mil pessoas em ambientes fechados e três mil em locais abertos, ou 70% da capacidade, o que for menor. As exigências de comprovação de vacina e teste negativo são as mesmas dos eventos sociais.

Nos serviços de alimentação, a capacidade máxima é de 80% e é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação.

Os cinemas, teatros, circos e museus podem receber até 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade. Nesse caso, além do passaporte vacinal, a partir de 500 pessoas os ingressos devem ser destinados apenas a quem apresentar teste negativo.

Lua de Mel

"É possível que, nos próximos meses, a gente entre na chamada lua de mel da covid-19. Para isso acontecer, o Brasil precisa continuar priorizando a vacinação, buscar as pessoas que precisam completar os esquemas básicos de imunização, com duas e três doses. Dessa maneira, será possível, para o País, controlar a transmissão em níveis baixos", disse a médica epidemiologista Ana Brito em entrevista à colunista Cinthya Leite.

HEUDES RÉGIS/SEI
REFORÇO Longo pede que pernambucanos completem o esquema vacinal - HEUDES RÉGIS/SEI

O secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que a adoção das novas medidas foi possível por conta da queda nos indicadores da Covid-19 em Pernambuco.

“As progressões não significam que a pandemia acabou. Se quisermos vencer o vírus, precisamos manter o cuidado e, principalmente, avançar na vacinação. É fundamental o compromisso de cada um. As vacinas, além de seguras, são nossas principais aliadas na proteção da vida”, disse.

Neste momento, já foram aplicadas cerca de 17 milhões de doses de vacina contra a covid-19 em Pernambuco. A cobertura vacinal contra a doença causada pelo novo coronavírus atingiu quase 90% do público elegível. Com relação às primeiras doses, foram 7.8 milhões de aplicações.

O esquema vacinal completo é uma realidade para 76,03% do público elegível. No estado foram aplicadas 2.375.180 doses de reforço, atingindo 35,96% do público elegível.

O boletim de acompanhamento da pandemia, divulgado no fim do mês de fevereiro pelo Governo de Pernambuco, mostra um total de 829.848 casos confirmados da doença no estado. Foram 57.605 casos graves e 772.243 leves.

No último domingo, 27 de fevereiro, o Governo de Pernambuco contabilizou mais 1.5 mil casos de covid-19. Ao todo, foram contabilizadas 11 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus.

Tags

Autor