ESCUTE

Sem federação, MDB evita conflito em Pernambuco, avalia Raul Henry

O deputado Raul Henry (MDB-PE) concedeu entrevista ao programa Passando a limpo, da Rádio Jornal

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 04/03/2022 às 10:44
CÂMARA DOS DEPUTADOS/DIVULGAÇÃO
PERNAMBUCO Para Raul Henry, decisão evita um contlio no Estado, embora tenha também seu ônus - FOTO: CÂMARA DOS DEPUTADOS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O deputado Raul Henry (MDB-PE) concedeu entrevista ao programa Passando a limpo, da Rádio Jornal. Na conversa, o presidente estadual do partido comentou a postura adotada nacionalmente pela legenda, de não formar federação para a eleição deste ano.

"A medida evita um conflito em Pernambuco", avalia Raul Henry. Dessa forma, o MDB continua integrando a Frente Popular, o que ficaria difícil caso a federação com o União Brasil saísse do papel. Isso acontece porque o pré-candidato do UB é Miguel Coelho, de oposição.

Questionado se a fragmentação da terceira via contribui para uma disputa nacional centralizada em Lula (PT) contra Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal avalia que sim, mas diz torcer para o surgimento de uma terceira alternativa.

"Mas as pesquisas insistem em mostrar quer a polarização permanece e, inclusive, indicam uma leve recuperação de Bolsonaro. Então tudo faz crer que teremos uma eleição polarizada entre Lula e Bolsonaro", avalia o presidente estadual do MDB.

Vale lembrar que o MDB chegou a conversar com o PSDB para a formação de uma federação. Bruno Araújo, presidente dos tucanos, avaliou que ambos os partidos chegam fragilizados para a eleição deste ano e defendeu a aliança.

Simone Tebet é desconhecida, avalia Raul Henry

A pré-candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet vem encontrado dificuldades para pontuar nas pesquisas eleitorais. Para Raul Henry, isso acontece porque ela é desconhecida nacionalmente, apesar do destaque da sua atuação na CPI da Covid.

ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO
Senadora Simone Tebet no plenário do Senado - ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

"Quando as pessoas a conhecem, tem pouca rejeição. Ela tem, sim, condições de aglutinar, mas vai depender de muita conversa e disposição de outros candidatos", avalia.

Dificuldade do MDB sem aliança

Questionado pelo colunista Igor Maciel, Raul Henry concordou que a escolha por não fazer uma federação tem ônus e bônus. Com a aliança, seria possível formar chapas proporcionais competitivas nos estados.

"Mas situação nos estados é muito heterogênea, é difícil fazer um acordo que se replique em todo o Brasil. Em Pernambuco temos um desafio de formar uma chapa competitiva para deputados federais e outra para deputados estaduais. Mas permaneço confiante", disse.

Comentários

Últimas notícias