EXCLUSIVO

PP sofre com debandada de Eriberto Medeiros e mais quadros em Pernambuco

Está em curso uma desidratação do PP de Pernambuco, comandado por Eduardo da Fonte no Estado. Eriberto Medeiros é um dos nomes que devem deixar a legenda

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 09/03/2022 às 14:52
DIVULGAÇÃO/ALEPE
DA ALEPE Eriberto Medeiros pode migrar para o PSB ou para o PT - FOTO: DIVULGAÇÃO/ALEPE
Leitura:

Está em curso uma desidratação do PP de Pernambuco, comandado por Eduardo da Fonte no Estado. Diversos quadros do partido já saíram ou estão fazendo as malas, desembarcando em partidos de oposição ou mesmo situação. Eriberto Medeiros, presidente da Alepe, deve deixar a legenda e desembarcar no PSB.

De acordo com fontes da coluna, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) rompeu com Eduardo da Fonte e a convivência ficou insustentável no partido. O ápice do desentendimento foi um convite para o deputado estadual deixar a legenda.

Isso teria ocorrido porque o presidente do PP em Pernambuco teria negado espaço para o vereador Eriberto Rafael (Recife), filho do deputado estadual, buscar eleição para a Câmara dos Deputados. Eduardo da Fonte quer eleger seu filho, Lula da Fonte, deputado federal.

PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) - PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Sob reserva, fonte da coluna adianta que, diante da negativa do PP, Eriberto Medeiros será candidato a deputado federal por outra legenda, enquanto Eriberto Rafael permanece no partido e não será candidato na eleição deste ano. O filho do deputado estadual teria boa convivência com os colegas e não há clima para expulsão.

Apesar de ter preferência de filiar-se ao PSB, Eriberto Medeiros já recebeu convites do Republicanos e também poderia se mudar para o PT. Eriberto Filho, irmão de Rafael, pode ser candidato a deputado estadual e deve se filiar à mesma legenda escolhida pelo pai.

Como o blog adiantou, outro quadro de saída do PP é Romero Albuquerque. O deputado estadual confirmou: deixa a base do governo Paulo Câmara (PSB) e desembarca no União Brasil, partido pelo qual Miguel Coelho lançou pré-candidatura ao Governo de Pernambuco.

DIVULGAÇÃO
UNIÃO BRASIL Romero Albuquerque deixa o PP para apoiar Miguel Coelho - DIVULGAÇÃO

Com a saída do parlamentar, espera-se que sua esposa, Andreza Romero, também faça o mesmo movimento e deixe a bancada do PP na Câmara Municipal do Recife.

Outro nome com os dois pés fora do PP é Joel da Harpa. O deputado estadual, visto como bolsonarista, após desgaste, teve sua saída anunciada e agora vai integrar o PL de Anderson Ferreira. Trata-se do partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro vai disputar a reeleição neste ano.

Nos bastidores, como apurou a coluna, a saída de deputados e quadros do PP tem alimentado um clima de tensão entre os que ficam, sobretudo porque o partido tende a diminuir o número de cadeiras conquistadas no Legislativo Estadual, como também ajuda a aumentar o ponto de corte para quem vai disputar as vagas.

DIVULGAÇÃO/PL
LIBERAL Joel da Harpa migra do PP para sigla de Anderson Ferreira - DIVULGAÇÃO/PL

Uma fonte da coluna, ouvida sob reserva, explica que Eduardo da Fonte está tendo problemas para montar uma chapa para deputados federais do PP. "Tem sido um desafio para o parlamentar que tenta emplacar também o filho Lula da Fonte como federal. Por lá o que se tem notícia é de que o partido não dispõe de quadros com votos suficientes para conquistar a segunda vaga", diz o interlocutor.

Também nos bastidores do PP, fala-se que Fernando Monteiro estaria observando com desconfiança a montagem da chapa e poderia deixar o partido. O deputado federal, porém, negou veementemente e disse que tem zero chances de abandonar a legenda.

PP reage e filia novos quadros em Pernambuco

Como o Blog de Jamildo publicou, o pastor Cleiton Collins ensaiou uma saída do partido e chegou a abrir conversas com o PL de Valdemar Costa Neto e o União Brasil, presidido por Luciano Bivar. A situação, porém, parece ter se apaziguado e o religioso continua no PP.

O parlamentar conseguiu assegurar junto a Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e Eduardo da Fonte, presidente estadual da legenda, a candidatura de Michelle Collins a deputada federal. 

Facebook - Eduardo da Fonte
Reunião do PP em Brasília com o pastor Cleiton Collins, a vereadora Missionária Michele Collins (Recife), o vereador Anderson Correia (Caruaru), o vice-presidente do PP de Pernambuco Lula da Fonte, e Alef Collins, filho do casal de missionários - Facebook - Eduardo da Fonte

Além da sua permanência, o PP também conseguiu atrair uma figura de peso ao seu quadro de filiados: o pastor Adalto Santos, atualmente no PSB. Seu evento de filiação ocorre nesta quinta-feira (10), em evento a ser realizado no Recife.

Ademar de Barros (candidato a prefeito de Igarassu em 2020), Kaio Maniçoba (ex-deputado federal e postulante à Alepe) e Henrique Queiroz Filho (deputado estadual pelo PL) são outros nomes que devem reforçar os quadros do PP.

Comentários

Últimas notícias