CARUARU

Decisão da Justiça pode ser chance de Raquel Lyra resolver situação com professores

Decisão proferida pelo STJ dá a Raquel Lyra chance de resolver impasse com professores da rede municipal de ensino de Caruaru

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 15/03/2022 às 10:09 | Atualizado em 15/03/2022 às 10:29
Notícia
X

Uma decisão proferida pelo Superior Tribunal e Justiça (STJ) pode oferecer a Raquel Lyra (PSDB) uma chance de resolver seu impasse com professores da rede municipal de ensino de Caruaru. A categoria entrou em greve nessa segunda-feira (14).

De acordo com a decisão do STJ, o reajuste para os profissionais com progressão de carreira não pode ser negado com argumento baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dessa forma, a prefeita de Caruaru, pré-candidata ao Governo de Pernambuco, poderia recuar e atender as demandas da categoria.

A decisão pela paralisação ocorreu após assembleia realizada na sede da União Beneficente, no Centro da cidade, nessa segunda-feira. Isso ocorreu porque a prefeitura de Caruaru propõe um aumento de 33,24%, como o definido pelo Governo Federal, direcionado de forma restritiva aos servidores que recebem abaixo do piso. Para os demais profissionais, o reajuste proposto é de 10,16%. O aumento não é aceito pela categoria.

Após definir a greve, a categoria partiu em protesto rumo à sede da Prefeitura de Caruaru. Na última semana, como a coluna noticiou, professores reclamaram do aumento proposto pela prefeitura. "Mesmo assim [com o aumento de 10,16%] para os professores no começo de carreira esse valor não chega de R$ 3 mil e pouco", dizem sindicatos da categoria.

Tags

Autor