Intenções de voto

Pesquisa para presidente 2022: Ipespe aponta Lula com 44% e Bolsonaro com 30%

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 06/04/2022 às 10:08 | Atualizado em 06/04/2022 às 11:15
Notícia
X

O Ipespe, do sociólogo Antônio Lavareda, divulgou nesta quarta-feira a mais recente rodada de pesquisas de intenção de voto para presidente em 2022. De acordo com o levantamento, Lula teria 44% dos votos, na estimulada. Já Bolsonaro teria 30% dos votos, mantendo o cenário de polarização do pleito.

No caso, Bolsonaro cresceu fora da margem de erro porque estava com 26% na pesquisa anterior e agora tem 30%. Para os produtores da pesquisa o movimento pode ser associado à saída de Moro. Lula se manteve nos mesmos 44%.

No cenário sem Moro, Ciro pouco sobe e teria 9%. Doria aparece com 3%, Tebet 2% e Janones 1%.

Em um cenário de segundo turno, segunda a pesquisa, Lula teria 53% e Bolsonaro 33% dos votos.

Saída de Moro não influi nem contribui?

A maioria absoluta, 49%, disse que não alteraria. 27% disse que diminuiria a possibilidade de voto. 15% informou que aumentaria a chance de voto.

A pesquisa questionou os entrevistados sobre a saída de Moro, de forma indireta. Ela questionou sobre qual seria o impacto do apoio de Moro a um dos concorrentes.

 

Rejeição elevada

Um dos fatores que prejudica o presidente nas pesquisas é a rejeição. De acordo com um dos quadros, não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum 61% dos entrevistados. Em comparação, no mesmo quadro, Lula é citado como não votaria de jeito nenhum por 43% dos entrevistados.

Pior presidente do Brasil

O levantamento perguntou aos eleitores quem seria o pior presidente do Brasil. Nas respostas, Bolsonaro leva o título, com 40% das respostas. Dilma aparece em segundo, com 20% das respostas. Nesta mesma lista, Lula aparece em terceiro, com 14%, logo acima de Fernando Collor, com 11%.

Na outra ponta, quem seria o melhor presidente?

De acordo com as resposta, Lula teria o título de melhor presidente, com 46% das resposta. Bolsonaro aparece em segundo, com 22%.

Curiosamente, depois de ter sido vítima de uma campanha de difamação bolsonarista na última campanha nacional, Fernando Henrique Cardoso aparece em terceiro lugar, com 15% das citações. Nas eleições, o bolsonarismo costuma esmagar o centro, para se sobressair à direita.

Aprovação e reprovação do governo

No que toca à aprovação ao governo Bolsonaro, houve uma queda de dois pontos percentuais, para 63%. Já a aprovação subiu dois pontos, chegando em 33%.

Uma das chaves para entender a crítica pode ser a economia. Para 63% dos entrevistados, o caminho adotado está errado. Para 29%, o caminho adotado está certo.

A pesquisa está registrada está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03874/2022.

Veja outras chaves para entendimento da pesquisa

NO SEGUNDO TURNO BOLSONARO (33%) CRESCEU DOIS PONTOS CONTRA LULA QUE OSCILOU PARA BAIXO UM (53%). A DISTÂNCIA QUE ERA DE 25 PONTOS EM JANEIRO DIMINUIU PARA 20. Nos demais cenários há poucas alterações. A única mudança de posições é quando se enfrentam Bolsonaro e Doria. O primeiro, que na quinzena passada perdia por 40% X 37%, dessa feita inverteu e lidera na margem por 39% X 38%.

COMO É SABIDO, OS CENÁRIOS DE SEGUNDO TURNO ESTÃO ASSOCIADOS EM BOA MEDIDA ÀS RESPECTIVAS TAXAS DE REJEIÇÃO. NESSE QUESITO, BOLSONARO CONTINUA VINDO À FRENTE, EMBORA TENHA RECUPERADO DOIS PONTOS. OS QUE “NÃO VOTAM NELE DE JEITO NENHUM” ERAM 63% (E SÃO AGORA 61%). Doria vem a seguir. Tinha 58%, e agora 57%; Lula oscilou um ponto a mais, indo a 43%; Ciro reduziu a rejeição dois pontos, marcando também 43%; Janones manteve a rejeição de 36%; Tebet também não alterou a sua, 35%; Felipe D’Ávila diminuiu dois pontos, para 34%.

Tags

Autor