SAÚDE

Em encontro com enfermeiros, Danilo Cabral defende aprovação do PL que cria o piso da categoria

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB) reuniu-se com enfermeiros nessa segunda-feira (2), na sede do partido, no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 03/05/2022 às 9:07
Notícia
X

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB) reuniu-se com enfermeiros nessa segunda-feira (2), na sede do partido, no Recife. O deputado federal defendeu a aprovação do Projeto de Lei 2.564/20, que cria um piso salarial para a categoria.  

A reunião foi organizada pela enfermeira Priscila Ferraz, pré-candidata a federal, e pelo deputado estadual Diogo Moraes, que disputará a reeleição. O PL, que prevê o valor inicial para os enfermeiros de R$ 4.750, pode entrar em votação nesta quarta (4), na Câmara Federal.

“O piso salarial é uma antiga reivindicação da categoria. Já são mais de 50 anos de luta pela regulamentação da profissão. Desde a instituição do SUS, esses profissionais, os enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos e parteiras, vêm tendo um papel fundamental, não só na atenção básica, mas, sobretudo, na estratégia de saúde da família", argumentou Danilo Cabral.

Para o pré-candidato, a Covid-19 evidenciou a importância dos profissionais de enfermagem. "O PL 2.564/20 é justamente o reconhecimento e a valorização dessa categoria. Contem com o meu apoio para votar a favor. Esse é um compromisso nosso em defesa do fortalecimento do SUS, da saúde pública e desses profissionais", destacou Danilo.

O parlamentar incentivou ainda a mobilização dos profissionais da Enfermagem em todo o Brasil para cobrar dos deputados a aprovação do PL 2.564/20. “É importante que haja essa mobilização. A pauta, entrando em discussão, vai ser, sim, aprovada. Se não defende a nossa categoria, não defende o SUS”, cravou Danilo.

O problema, porém, é que entidades da Saúde alegam não ter fonte de recurso para arcar com o aumento. O grupo declara apoio ao PL, mas cobra a Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, uma solução que permita pagar o custo do piso salarial para a enfermagem: 16 bilhões de reais por ano, segundo cálculos dos próprios parlamentares.

"Às vésperas de um encaminhamento final do assunto, as entidades do setor reiteram a confiança de que a Câmara dos Deputados venha a encontrar solução viável e de rápida implementação para sustentar os aumentos salariais propostos. Sem isso, a valorização pretendida não conseguirá, apesar de justa, ser implementada pelos hospitais, que em sua maioria estão em momento de grave crise financeira", dizem as entidades em comunicado conjunto.

A carta foi assinada por: Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e Federação Brasileira de Hospitais (FBH).

Tags

Autor