Licitações públicas

União promete devolver autonomia do Porto de Suape

Herança de Dilma, o porto de Suape perdeu a autonomia em 2012, com a MP dos portos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 04/05/2022 às 13:28 | Atualizado em 04/05/2022 às 14:25
Notícia
X

O governador Paulo Câmara informou que recebeu, nesta quarta-feira (04.05), a garantia do Ministério da Infraestrutura de que o processo de retomada da autonomia do Porto de Suape será concluído nos próximos 60 dias. O governo Dilma retirou a autonomia da estatal, o governo Temer chegou a prometer a devolução da autonomia, mas acabou não concretizando a promessa.

Exclusivo: Gigante da mineração nacional vai assumir conclusão do ramal da Transnordestina para Suape

Conforme o estado, o novo convênio de delegação de competência e retorno da autonomia na gestão dos contratos está em fase final de confecção pelo ministério, e Suape deverá se tornar o terceiro porto do Brasil a receber essa credencial.

“Estamos avançando em pontos pelos quais lutamos há muitos anos. Tanto a viabilização da ferrovia, quanto a retomada da autonomia de Suape são ações importantes, que vão trazer mais desenvolvimento e empregos para o nosso Estado”, disse Paulo Câmara.

De acordo com o que disse o ministro Marcelo Sampaio ao Estado de Pernambuco, o Porto de Suape reúne as condições para retomada da autonomia, alterada a partir da Medida Provisória dos Portos, assinada em 2012, no governo Dilma.

Conforme o estado, Sampaio destacou a publicação, no Diário Oficial da União do último dia 28 de abril, da retirada da Ilha de Cocaia dos limites físicos do Porto Organizado de Suape.

"A medida vai possibilitar a instalação, no local, de um terminal de minério que viabilizará a conclusão da ferrovia ligando as jazidas do metal no Estado do Piauí e o ancoradouro pernambucano".

Na reunião no Ministério da Infraestrutura, o governador esteve acompanhado do presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, do diretor de Planejamento do Porto, Francisco Martins, e do deputado federal Fernando Monteiro.

Tags

Autor