BASTIDORES

Após indicar rompimento com Frente Popular, André de Paula se prepara para 'guerra'

Após indicar rompimento com Frente Popular, André de Paula (PSD) apareceu com exemplar 'A arte da guerra' em mãos

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 04/05/2022 às 13:30 | Atualizado em 04/05/2022 às 13:31
Análise
X

Num possível aceno — ou aviso — direcionado à Frente Popular ou mesmo a Marília Arraes (SD), André de Paula (PSD) publicou uma imagem na qual aparece segurando um exemplar de A arte da guerra, clássico de Sun Tzu.

A imagem, publicada logo após o parlamentar garantir sua pré-candidatura ao Senado, repercutiu. Nessa terça, ele disse ser candidato, com apoio do PP de Eduardo da Fonte, independentemente de ser lançado ou não pela Frente Popular. Nos bastidores, a avaliação é que ele deva formar chapa com Marília Arraes.

Instagram @andredepaula55
André de Paula, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado, com exemplar de 'A arte da guerra' em mãos - Instagram @andredepaula55

No Instagram, a fotografia teve performance 4.76 vezes maior que a média geral das publicações feitas no perfil de André de Paula. Só não teve mais alcance que o vídeo no qual o deputado anuncia sua pré-candidatura ao Senado, dando indicativos de que deve romper com a Frente Popular.

"Se for corajoso, alcançará a vitória, agarrando-se às oportunidades sem hesitação", cita André de Paula na legenda da publicação feita no seu Instagram.

A foto pode ser uma referência ao gesto feito por Marília Arraes ainda na época da campanha pela Prefeitura do Recife, quando a então candidata do PT fez uma aliança com Anderson Ferreira (PL), presenteando o prefeito de Jaboatão com uma edição do jogo War.

Mas também pode, na avaliação de membro da equipe de André de Paula, indicar algo diferente. "Entendi que ele está pronto para guerra", avalia. Em tempo, um outro aliado do presidente estadual do PSD indica que, apesar de as negociações com Marília serem mais certeiras, não descarta-se outro caminho.

De acordo com o interlocutor, o cenário indica uma formação com Marília. "Mas existe o convite pra iniciarmos a caminhada através do rio São Francisco", avisa o interlocutor do PSD, valorizando o passe do pré-candidato fazendo referência a Miguel Coelho (UB), pré-candidato ao Governo.

O tom polido adotado pelo pré-candidato no evento dessa terça, onde evitou abrir flancos na campanha pelo Senado, mostra que André pode conhecer uma das regras do livro de Sun Tzu: a melhor forma de se vencer uma guerra é sem precisar lutá-la.

Dessa forma, faz sentido a estratégia de indicar saída da Frente Popular, sem necessariamente romper com aliança declarando guerra aos seus integrantes. "A coletiva foi pra ganhar tempo, ver até onde iria", diz interlocutor.

Tags

Autor