ELEIÇÕES 2022

Pesquisa eleitoral mostra Lula com 54% de intenção de voto no 2º turno

Num eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) tem 54% de intenção de voto, segundo a pesquisa eleitoral XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (6)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 06/05/2022 às 12:02
Notícia
X

Num eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) tem 54% de intenção de voto, segundo a pesquisa eleitoral XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (6). São vinte pontos percentuais de diferença com relação ao atual presidente, indicando situação ainda confortável para o petista.

A pesquisa eleitoral foi divulgada num momento delicado para Lula. Com ato marcado para este sábado (7), o ex-presidente vem ligando alertas entre aliados próximos por causa das recentes gafes e deslizes, que abriram espaço para uma avalanche de críticas e ataques da direita e da própria esquerda.

Além disso, como mostrou levantamento do Paraná Pesquisa, Jair Bolsonaro vem demonstrando tendência de crescimento. O levantamento do Ipespe, porém, indica que a distância entre os pré-candidatos ainda é considerável: 13 pontos no primeiro turno e 20 num eventual segundo turno.

Augusto Tenório
Série histórica da pesquisa eleitoral Ipespe para primeiro turno da eleição presidencial de 2022 - Augusto Tenório

Em tempo, os vinte pontos percentuais que separam Lula e Jair Bolsonaro parecem ser uma tendência desde o início de abril. A pesquisa também testa cenários com outros candidatos. Confira todos:

  • Lula (PT) 54% x 34% Jair Bolsonaro (PL)
  • Lula (PT) 52% x 25% Ciro Gomes (PDT)
  • Lula (PT) 55% x 19% João Doria (PSDB)
  • Ciro Gomes (PDT) 45% x 38% Jair Bolsonaro (PL)
  • Jair Bolsonaro (PL) 39% x 37% João Doria (PSDB)

A pesquisa Ipespe foi realizada no período de 02 a 04 de maio de 2022 com mil entrevistados. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo
de confiança de 95,5%

Tags

Autor