fora dos trilhos

Paulo Câmara bate martelo e decide futuro do Metrô do Recife

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, estabelece diálogo com o Sindmetro-PE e o Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 25/05/2022 às 11:28 | Atualizado em 26/05/2022 às 13:37
X

O governador Paulo Câmara (PSB) mudou os rumos desenhados para o Metrô do Recife e decidiu contra o processo de estadualização. A ideia inicial seria que esse movimento fosse sucedido pela privatização do serviço, que é de competência federal.

Presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, teve um encontro com o governador para discutir a decisão do Governo do Estado de Pernambuco sobre o processo de estadualização do metrô, em discussão com o BNDES.

De acordo com os sindicalistas, na reunião, Paulo Câmara fez um mea culpa e adiantou a posição pela não estadualização da estatal federal.

“Nosso objetivo é o metrô funcionando bem, não aceitamos a degradação do sistema feita pelo Governo Federal, que joga os usuários e a opinião pública contra o Estado de Pernambuco. O governo Federal não conversa com a gente. Não temos interesse de administrar o metrô", disse Paulo Câmara.

"Estou preocupado com o transporte metropolitano público e de qualidade, sei a importância do metrô, e até o último dia do governo, não vamos assinar nada. Vamos deixar um diagnóstico pronto, para cobrar do presidente eleito que tenha um olhar para o metrô. .... tudo será feito de agora em diante dialogando com a categoria, com o Sindmetro-PE e o Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô”, disse Paulo aos sindicalistas.

Além do presidente do sindicalista, estiveram presentes: o vice-presidente do sindicato, Assis Filho, os diretores, Angelio Gomes (Jurídico), Telma Barbosa (Gêneros e Raças), Glaucia Ferreira (Suplente de Comunicação e Imprensa), a vice-governadora Luciana Santos e o presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes.

Nesta quinta, às 10h, no Auditório do Edifício Sede Administrativo do STUREC, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), e várias de entidades, lançam Fórum Permanente pela Mobilidade e em Defesa do Metro.

Ainda nesta quinta-feira (26), a partir das 18h, será realizada mais uma Assembleia Geral Extraordinária, onde a categoria promete decidir os rumos do Estado de Greve contra o que chamam de privatização do metrô.

Tags

Autor