CRISE DAS CHUVAS

No Recife, Bolsonaro ataca Paulo Câmara e reforça embate político com governador

Ao lado de ministros, o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou coletiva no Recife para falar sobre a crise das chuvas e reforçou o embate com o governador Paulo Câmara (PSB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 30/05/2022 às 10:33 | Atualizado em 30/05/2022 às 13:06
X

Ao lado de ministros, o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou uma entrevista coletiva no Recife, antecipada em uma hora, para falar sobre a crise das chuvas em Pernambuco e Alagoas. O mandatário disse não politizar o momento, mas reforçou o embate com o governador Paulo Câmara (PSB) e fez discurso sobre diversos outros assuntos, para além da tragédia pernambucana.

"Faltou iniciativa da parte dele também, ninguém está proibido de comparecer. Foi amplamente divulgada pela mídia nossa presença aqui, no sábado e domingo. Se o governador estava fazendo outra coisa, não sei, talvez ache melhor não está aqui", disse Jair Bolsonaro.

O presidente disse que não vai politizar a questão, afirmando que respeita o fato de o governador ter seu candidato, referindo-se possivelmente a Lula (PT). Apesar de negar fazer política neste momento, o presidente discursou sobre ações do Governo Federal em áreas como pandemia, Auxílio Brasil, distribuição de títulos de terra, corrupção, MST, imposto de gás de cozinha e preço dos combustíveis.

"O governador num momento de crise tem que esquecer a política, arregaçar as mangas e trabalhar pelo povo, e não fazer política em cima da desgraça de alguns. (...) Nossa missão é ajudar, caso o governador estivesse presente, poderia com mais propriedade expor a situação e fazer alguma solicitação. Resolveu ficar em casa, a pandemia já acabou. Mas se ligar pra mim, eu atendo", provocou o presidente.

No domingo, os ministros do Governo Federal também deram uma coletiva e garantiram que recursos federais não faltarão para socorrer vítimas e recuperar estruturas. O Governo de Pernambuco, porém, não foi convidado para o encontro, como mostrou a coluna.

Ainda nesta segunda, espera-se visita de Jair Bolsonaro o Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, região que sofreu com um deslizamento de terra. Além do presidente da República, estiveram na coletiva os seguintes ministros: Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Anderson Torres (Justiça), Marcelo Queiroga (Saúde), Ronaldo Vieira Bento (Cidadania) e Carlos Brito (Turismo).

General Richard Nunes, do Comando Militar do Nordeste, também esteve com o presidente, assim como Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, e Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa Econômica. O deputado federal Pastor Eurico (PL) também discursou.

Ministros de Bolsonaro garantem ajuda a Pernambuco durante e após crise das chuvas

De acordo com Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional, ocorrerá repasse de recursos federais para estados e municípios conforme solicitação e decretos de emergência e reconhecimentos federais a serem publicados hoje.

"São recursos para ação de resposta, que contempla assistência humanitária e reestabelecimento de serviços essenciais e, depois, para reconstrução de infraestruturas destruídas pelos desastres. São créditos extraordinários, então se atém a quem foi efetivamente atingido pela chuva.

"Podemos assegurar que ninguém ficará para trás, estaremos vigilantes para nada faltar para a população de Pernambuco e Alagoas, disse o ministro Marcelo Queiroga nesta segunda-feira.

Tags

Autor