Nordeste

Felipe Carreras pede nomeação imediata dos aprovados em concurso público da Codesvasf

Além da ampliação significativa das áreas de atuação da empresa, suporte também será necessário para obras de reconstrução de diversas regiões fortemente atingidas pelas chuvas no Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/06/2022 às 11:44 | Atualizado em 01/06/2022 às 11:49
Notícia
X

O deputado federal Felipe Carreras contou ao Blog de Jamildo que enviou um ofício para o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, solicitando apoio para a nomeação imediata dos aprovados em concurso público realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do edital nº 01/2020.

Como operadora federal do Projeto de Integração do São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), a atuação da Codevasf é fundamental para o desenvolvimento das regiões do Sertão e Agreste pernambucano, através do aproveitamento e utilização racional dos recursos hídricos disponíveis.

“Essa operação da Codevasf afeta diretamente a geração de empregos, renda, melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico do interior de Pernambuco”, afirma Carreras.

“O objetivo é suprir a necessidade urgente de ampliação do quadro profissional da instituição. Diante das atribuições da Codevasf e da necessidade de tantas obras de infraestrutura, fica clara a importância do atendimento desse pleito”, afirma Felipe Carreras.

O ofício também foi enviado ao diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto.

Carreras ressalta que, neste momento, há uma ampliação significativa das áreas de atuação da Codevasf, fazendo com que seja urgente a readequação e atualização do quadro funcional da empresa, para que não haja atraso ou comprometimento da qualidade de obras e serviços prestados.

“Neste momento, Pernambuco e outros estados nordestinos estão sendo duramente afetados pelo fenômeno Onda de Leste, com fortes chuvas. Regiões inteiras foram destruídas pelas enchentes dos rios. Já prevemos que será necessário investir recursos para reconstruir as áreas afetadas e apoiar a retomada das atividades econômicas diretamente prejudicadas, como agricultura e pecuária, por exemplo”, explica Carreras.

O deputado federal diz que a própria Codevasf, por meio da Deliberação nº 15/2022, aprovou a ampliação do quadro funcional da instituição, abrindo mais 2.107 vagas, sendo 2.097 para o quadro permanente e dez para o quadro temporário, com vista à nomeação dos aprovados.

“Há muito tempo a Codevasf vem sinalizando a necessidade de aumento do seu quadro e indicando que os projetos estão sendo afetados pela falta de profissionais. Os estados beneficiados, especialmente os do Nordeste, precisam muito desse apoio para o desenvolvimento da Região”, ressalta o deputado.

A área de atuação da Codevasf abrange importantes bacias hidrográficas do País, que atravessam os estados de Pernambuco, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Tags

Autor