PERNAMBUCO

Priscila Krause solicita suspensão da conta de água para atingidos pelas chuvas

A deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) à Compesa, nesta segunda-feira (6), solicitando com a maior brevidade possível a suspensão temporária da cobrança das contas de água e esgoto

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 06/06/2022 às 19:32 | Atualizado em 07/06/2022 às 10:21
Notícia
X

A deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) à Compesa, nesta segunda-feira (6), solicitando com a maior brevidade possível a suspensão temporária da cobrança das contas de água e esgoto. A medida não tem tempo estipulado e é destinada às residências e comércio atingidas pela crise da chuva no Recife.

O ofício, enviado para a presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho, solicita a suspensão para endereços da Região Metropolitana, Zona da Mata e Litoral Norte do Estado.

Desde a última quinta-feira (2), Priscila Krause também protocolou um requerimento de apelo ao governador Paulo Câmara (PSB) para que, como representante do acionista majoritário da Companhia, o estado de Pernambuco, providencie a suspensão. A parlamentar é aliada de Raquel Lyra, pré-candidata ao Governo.

“Diante desse trágico cenário, que tirou a vida de centenas de pernambucanos, é preciso que a gente esteja atento também para as severas consequências financeiras. São mais de sessenta mil desalojados, cerca de dez mil desabrigados, famílias que perderam todos os bens e que precisam do aporte do estado, dentro de todas as possibilidades, para que passem por esse momento. Suspender a cobrança da conta da Compesa é uma obrigação do estado de Pernambuco, considerando principalmente que é uma estatal que teve um lucro em 2021 de mais de duzentos e quarenta milhões”, argumentou Priscila.

De acordo com a parlamentar, o quadro em relação à prestação de serviço de abastecimento de água fica ainda mais grave quando se verifica que muitas regiões atingidas ficaram ou ainda estão sem fornecimento de água.

Priscila Krause aponta que o fato de a Compesa ser uma estatal facilita a tomada de decisões desse porte: “chama atenção que Pernambuco não tenha tomado essa atitude imediatamente após os deslizamentos e as cheias terem acontecido. É fundamental que a Compesa se posicione, cumprindo o seu papel social”.

Durante a pandemia, a Companhia chegou a pautar a postergação por noventa dias dos pagamentos das contas de água de setores da economia mais fortemente atingidos pela restrição de funcionamento, mas depois retirou o assunto de pauta, fato que levou a deputada Priscila Krause a chamar atenção para a manobra e pedir a reavaliação, que não foi atendida.

Tags

Autor