CHUVAS NO RECIFE

João Campos é convidado a discutir crise das chuvas na Câmara Federal

Prefeito do Recife, João Campos (PSB) foi convidado para audiência pública em Brasília para explicar e debater a crise das chuvas na cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 08/06/2022 às 15:05 | Atualizado em 08/06/2022 às 16:43
Notícia
X

Chegou às mãos da coluna um requerimento protocolado por Túlio Gadelha (REDE-PE), convidando o prefeito João Campos (PSB) à Câmara dos Deputados para falar sobre a crise das chuvas no Recife. A movimentação acontece na Comissão Externa Temporária que analisa o assunto.

Marília Arraes (SD), presidente da Comissão e opositora ao gestor municipal, colocou o requerimento em pauta. O pedido foi aprovado pela bancada pernambucana, da qual fazem parte nomes como Carlos Veras (PT) e Ossesio Silva (Republicanos).

Nesse sentido, Túlio Gadelha convida: o prefeito João Campos (PSB); Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional; a ministra Ana Arraes, presidente do Tribunal de Contas da União; e Fernando Ribeiro, presidente da OAB-PE.

Kauê Pinto/Divulgação
O deputado federal Tulio Gadelha (REDE-PE) - Kauê Pinto/Divulgação

O requerimento pede a criação de uma audiência pública na Câmara dos Deputados no intuito de debater a situação do Recife após a crise das chuvas na cidade. As chuvas torrenciais que atingiram a capital pernambucana resultaram em mortes, desabrigados, desalojados e danos à infraestrutura.

Além disso, o requerimento prevê discussão acerca das obras inacabadas e recursos federais não executados para obras de prevenção e contenção de danos de desastres. O documento está sendo analisado na tarde desta quarta-feira (8), na primeira sessão da Comissão Externa.

Outros requerimentos foram protocolados por Túlio Gadelha e aprovados. Um deles pede levantamento de terrenos da União em municípios atingidos pelas chuvas, no intuito de usá-los para políticas de moradia. Um outro pedido requer da gestão estadual, além da Prefeitura do Recife e de Jaboatão, envio de informações oficiais relativas à situação das vítimas das chuvas.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
EXEMPLO Marília Arraes vislumbra sistema viário semelhante ao de SP - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Como contou a coluna, a oposição vem criticando a gestão municipal por não usar recursos disponíveis para demandas relacionadas à crise da chuva. A Prefeitura do Recife executou menos de 3% da verba para Habitação e 17% para obras de urbanização nas áreas de risco.

Em tempo, Carlos Veras disse ter apresentado à gestão estadual uma sugestão para criar um portal da transparência unificado para informações sobre recursos destinados a conter a crise.

Pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes concordou: disse que o PSB, em Pernambuco, "não tem condições de gerir esse tipo de recurso".

Tags

Autor