ELEIÇÕES 2022

Raquel Lyra busca demonstrar força no Sertão, base de Miguel Coelho

Raquel Lyra (PSDB) intensificou sua pré-campanha pelo Sertão, mesorregião dominada pelo adversário Miguel Coelho (UB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 16/06/2022 às 13:56
Notícia
X

Raquel Lyra (PSDB) intensificou sua pré-campanha pelo Sertão, mesorregião dominada pelo adversário Miguel Coelho (UB), de acordo com a última pesquisa Conectar. A pré-candidata realizou evento em Sertânia, onde se encontrou com empresários e populares.

Antes do encontro com a população, Raquel se reuniu com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sertânia e um grupo de empresários. Um dos pontos destacados durante o bate-papo foram investimentos para explorar as vocações econômicas do município.

"A nossa cidade é de grande extensão territorial. Somos o quinto maior município do estado e temos o Rio São Francisco ao nosso favor. Precisamos incentivar a agricultura familiar, tornar as nossas terras produtivas", destacou André Rafael, presidente da CDL local.

A geração de emprego e renda também foi um dos temas tratados, além da política tributária adotada pela atual gestão estadual e a falta de incentivos para os artesãos do município.

Durante as conversas, Raquel Lyra afirmou que Sertânia tem grande janela de oportunidades, mas precisa seguir um caminho de mudança no estado. A pré-candidata ressaltou a resiliência da população, mas criticou a qualidade das estradas locais e a cobertura policial não atende às necessidades.

"Eu soube que tiveram três assaltos só esta semana na zona rural do município, mas não é uma realidade só daqui. A segurança pública é um problema em todo o estado", disse a presidente estadual do PSDB. A tucana também reclamou da falta de estrutura para promover o empreendedorismo.

Ela criticou, nesse sentido, a falta d'água em Sertânia, apesar de estar próxima à transposição do Rio São Francisco. "O básico não existe! Não é à toa que somos o pior estado para empreender no Brasil. É esse o Pernambuco que o governo do PSB trabalha para oferecer à população. Hoje, eu faço oposição ao pior governador da história de Pernambuco: Paulo Câmara", afirmou.

"O artesanato em madeira tem um grande potencial na cidade. Cerca de 50 artesãos atuam, mas não existe incentivo. Só consigo vender o meu trabalho na cidade uma vez a cada três meses. Se não fossem as feiras e as redes sociais, ninguém saberia do meu trabalho. A gente quando sai daqui é para representar o estado, mas não existe incentivo por parte do governo", desabafou o artesão Marcos de Sertânia.

Tiago Calazans/Divulgação
Raquel Lyra, pré-candidata ao Governo de Pernambuco, em evento do PSDB no Recife - Tiago Calazans/Divulgação

A ex-prefeita de Caruaru destacou as experiências bem-sucedidas na Capital do Agreste. "Colocamos em prática o programa Juntos pela Segurança, que reduziu o número de violência de forma significativa, chegando a uma redução de mais de 50% nos crimes violentos letais intencionais. Trabalhamos de forma integrada, envolvendo os vários setores e entidades. Nossa proposta é levar o mesmo programa para todo o estado. Esse desafio de governar Pernambuco em 2023 é para quem sabe o que precisa fazer já no dia 1?", afirmou Raquel.

Estiveram presentes no encontro os vereadores de Sertânia, Dóia, Júnior do Posto e Galba Siqueira; Guilherme Coelho, ex-deputado federal; Eduíno Brito, ex-deputado estadual; Diógenes Patriota, vice-prefeito de Tuparetama; Eduíno Filho, pré-candidato a deputado federal; Nunes Rafael, pré-candidato a deputado federal; Guilherme Coelho, pré-candidato a deputado federal; Coronel Basílio, pré-candidato a deputado estadual; Welber Santana, presidente da Câmara de Carnaubeira da Penha; Arlã Markson, presidente da Câmara de Tuparetama; Mário Viana, liderança de Ingazeira, e os vereadores de Tuparetama, Valmir Tunu e Vaninha da Saúde.

Tags

Autor