Caminho do BRT

Em ano de eleição, Paulo Câmara diz o que vai fazer com a esburacada PE-015

O edital para contratação da empresa responsável para execução das obras na PE-15 será publicado nesta quinta-feira

Jamildo Melo
Cadastrado por
Jamildo Melo
Publicado em 23/06/2022 às 17:07 | Atualizado em 23/06/2022 às 17:30
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Mais de um ano depois de anunciar o projeto, o governo de Pernambuco lançou a licitação para contratar a empresa que irá requalificar a rodovia PE-15, um eixo que conecta o Recife à região norte do Grande Recife - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

O Governo de Pernambuco anunciou a requalificação da PE-015, que faz a ligação entre o Recife e os municípios da área norte da região metropolitana.

Segundo o Estado, serão investidos aproximadamente R$ 180 milhões em recursos do Plano Retomada.

O processo licitatório para contratação de empresa responsável pela execução das obras será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23.06).

De acordo com o governador Paulo Câmara, as obras na rodovia vão permitir mais agilidade no deslocamento dos veículos, ciclistas e pedestres.

“É uma requalificação completa da PE-15, uma via em que mais de 50 mil veículos circulam diariamente. Nós vamos dar o devido tratamento, fazendo as adequações necessárias para garantir mais segurança às pessoas que a utilizam todos os dias”, afirmou.

A iniciativa contemplará o trecho um, entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, em Paulista; e o trecho dois, que vai dali até o Terminal Integrado de Passageiros de Igarassu, totalizando 24 quilômetros de extensão.

Os trabalhos têm prazo previsto de execução de dois anos e devem ser iniciados no segundo semestre deste ano. A expectativa é que sejam gerados dois mil empregos diretos na fase de obras e mais de três milhões de pessoas beneficiadas após a conclusão dos serviços.

A secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, ressaltou que além da requalificação do pavimento, os serviços abrangerão intervenções urbano-paisagísticas, como a implantação de ciclovias, passeios públicos e instalação de iluminação em LED, além da construção de cinco praças e cinco novos equipamentos de lazer e esporte.

“O objetivo é garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas”, afirmou.

Comentários

Últimas notícias