LEGISLATIVO

Bolsonaro pode receber maior honraria da Câmara Municipal do Recife

A Câmara Municipal do Recife vota em breve a entrega da maior honraria da casa ao presidente Jair Bolsonaro (PL)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 29/06/2022 às 10:26 | Atualizado em 29/06/2022 às 17:39
Notícia
X

A Câmara Municipal do Recife vota, no dia cinco de julho, a entrega da maior honraria da casa a Jair Bolsonaro (PL). Além do presidente, a primeira-dama Michele Bolsonaro e o ministro Ciro Nogueira (PP-PI) também podem ser homenageados.

No Projeto de Decreto Legislativo nº 31/2022, prevê-se a entrega da Medalha de Mérito José Mariano a Bolsonaro. Dois textos semelhantes, de números 34/2022 e 33/2022, oferecem a homenagem à primeira-dama e ao senador governista, respectivamente.

O texto para homenagem ao presidente da República é de autoria do vereador Dilson Batista (Avante), um dos representantes do bolsonarismo no legislativo municipal. Já as homenagens à primeira-dama e ao ministro da Casa Civil foram propostas por Michele Collins (PP), que também busca a associação com Bolsonaro para se eleger deputada federal.

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
O vereador Dilson Batista (Avante) - REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

"Em razão dos atuais feitos e dos demais que ainda deverão ocorrer até o encerramento do atual mandato de Jair Bolsonaro como Presidente da República (...) há uma imperiosa necessidade da concessão da maior honraria da Casa de José Mariano a esse Regente", argumenta Dilson Batista na proposta.

Os textos iriam seriam votados no dia 27, já na ordem do dia. Mas a vereadora Liana Cirne (PT) pediu vista, conseguindo atrasar a votação. Por isso Dilson entrou com pedido de urgência, visando evitar novo atraso. O PT e o PCdoB votaram contra, mas o caráter de urgência passou.

MARROCOS/DIVULGAÇÃO
CÂMARA DO RECIFE Liana Cirne diz que maior participação política expôs a violência de gênero no poder - MARROCOS/DIVULGAÇÃO

"A Medalha de Mérito José Mariano é a maior honraria da Câmara Municipal que requer, por evidência, méritos. Quais os méritos de Jair e Michele Bolsonaro? Atrasar a compra de vacinas em razão da negociação de propinas? Participar da folha de pagamentos da rachadinha e receber cheques de Queiroz? Desviar verbas do Ministério da Educação e indicar pastores para esquemas de corrupção que chegavam a cobrar em barras de ouro? Devolver 33 milhões de brasileiros à linha da fome? Se essas medalhas forem aprovadas, a Casa José Mariano será coberta de vergonha", disse a vereadora.

Homenagens a Bolsonaro, primeira-dama e aliado vão enfrentar resistência na Câmara do Recife

Para ser aprovado, o decreto legislativo precisa de 24 votos dos 39 vereadores do Recife. Rinaldo Júnior, líder do PSB na Câmara Municipal, afirma que vai trabalhar para que o Projeto de Decreto Legislativo homenageando o presidente não seja aprovado.

"Minha posição é derrotar esse projeto. Não tem cabimento conceder a mais alta comenda ao presidente. José Mariano é um nome abolicionista, a sua história perderia caso esse texto seja aprovado", diz o vereador.

-

O PSB, na Câmara do Recife, possui 14 vereadores. A expectativa é que os Decretos sejam derrotados na votação em plenário, mas até o momento somente o texto envolvendo o nome de Jair Bolsonaro foi aprovado para votação em caráter de urgência.

Enquanto isso, homenagem virou assunto de campanha

Cirilo Mota, presidente do PT do Recife, associou o nome da candidata ao governo Marília Arraes (SD) à homenagem que o presidente Bolsonaro (PL) pode receber na Câmara Municipal da cidade, no começo do mês que vem.

Guga Matos/JC Imagem
Filiação de Marília Arraes ao Solidariedade, evento realizado no Recife Praia Hotel. - Guga Matos/JC Imagem

"Depois de confirmar o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) como vice, Marília Arraes, não poderá negar que lidera mais uma chapa Bolsonarista em Pernambuco", disse.

 

"O vereador do Recife Dilson Batista (Avante) é representante do Bolsonarismo na Câmara de Vereadores do Recife e foi eles apresentou um projeto de decreto de Lei 31/2022, a ser votado no próximo dia 5 de julho, para conceder a maior honraria da casa legislativa ao presidente Jair Bolsonaro, a Medalha de Mérito José Mariano. Temos certeza de que o Povo do Recife dirá não. Conforme diz o provérbio popular, quem se mistura com porcos, também come farelo. E agora Marília?", afirmou, em nota oficial ao Blog de Jamildo.

Tags

Autor