Ajuda federal

Novo deve ir ao STF contra a PEC Kamikaze

Com a PEC Kamikaze, o governo Bolsonaro planeja elevar os gastos em R$ 40 bilhões, em ano eleitotal

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 02/07/2022 às 11:29 | Atualizado em 02/07/2022 às 11:44
Notícia
X

O Partido Novo deverá ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF caso a chamada PEC Kamikaze, aprovada nesta quinta (30) no Senado, passe na também na Câmara.

De acordo com o partido, a PEC tem potencial de aumentar o rombo das contas públicas em mais de R$ 40 bilhões, novamente flexibilizando o Teto de Gastos e prejudicando ainda mais o cenário fiscal e econômico brasileiro.

"Além disso, o governo quer aprovar estado de emergência no país para burlar a legislação eleitoral, que impede utilizar a máquina pública para beneficiar um candidato em ano de eleições".

Eduardo Ribeiro, presidente do NOVO, informou que já acionou o partido para elaborar a ADIN:

“Nosso jurídico já está trabalhando na tese, mas é impressionante a velocidade com que o Congresso faz remendos casuísticos, e ao mesmo tempo é de uma letargia também impressionante quando se trata das reformas estruturais”.

Entenda a PEC Kamikaze

A PEC prevê a expansão do Auxílio Brasil e do vale-gás de cozinha; para a criação de auxílios aos caminhoneiros e taxistas; para financiar a gratuidade de transporte coletivo para idosos; para compensar os estados que concederem créditos tributários para o etanol; e para reforçar o programa Alimenta Brasil.

Na quinta à noite (30 de junho), a três meses das eleições, o Senado aprovou a polêmica Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2022, que institui estado de emergência no país até o final do ano para ampliar o pagamento de benefícios sociais -- ao custo de R 41,2 bilhões para os cofres públicos.

O reconhecimento de estado de emergência serve para que os pagamentos não violem a legislação eleitoral (Lei 9.504, de 1997). Esse valor não precisará observar o teto de gastos, a regra de ouro ou os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exigem compensação por aumento de despesa e renúncia de receita. Não por acaso, a PEC divide opiniões.

PEC Kamikaze é forma de burlar regras eleitorais, afirma especialista

Para jurista, a proposta aprovada pelo Senado é “compra de votos institucionalizada e por atacado que pode atingir congressistas coniventes que são partícipes dessa barbaridade eleitoral”

“Esta PEC é um jeitinho que estão buscando para burlar as regras que norteiam o direito eleitoral e que incluem princípios e normas constitucionais: ela é populista, assistencialista e fere os princípios da razoabilidade e da moralidade na medida em que estão falindo o Estado brasileiro para financiar uma reeleição” diz o advogado e especialista em Direito Eleitoral Alexandre Rollo.

“A Constituição se preocupa com a normalidade e legitimidade das eleições e veda o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta. Essa PEC destrói tudo isso. Trata-se de uma compra de votos institucionalizada e por atacado que pode atingir, inclusive, congressistas coniventes que são partícipes dessa barbaridade eleitoral. PEC não pode tudo. Uma PEC que declarasse alguém rei do Brasil não teria validade jurídica.”

 

 

Tags

Autor