Crise? que crise?

Saiba quanto vai custar a suntuosa nova sede do Ministério Público

Ministério Público assina ordem de serviço para construção de nova sede única e do novo Centro Cultural

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/07/2022 às 15:24 | Atualizado em 28/10/2022 às 12:53
Notícia
X

O procurador-geral  Paulo Augusto de Freitas Oliveira informou ao Blog de Jamildo que assinou, nesta quarta-feira (06), a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos para a nova sede do Ministério Público de Pernambuco.

As novas acomodações do MPPE serão instaladas na garagem da antiga CTU, a primeira estatal de ônibus do Recife, que era responsável pelo serviço de ônibus elétricos na capital. A estatal foi privatizada na gestão de Roberto Magalhães. O imóvel fica ao lado do INSS na Mário Melo e cemitério de Santo Amaro.

A obra da sede única do MPPE terá uma duração de 36 meses. "Está tudo pronto para o início das obras do edifício da nova sede única do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a reforma do Centro Cultural Rossini Alves Couto".

O MPPE promoveu um reunião com representantes das empresas Exata, Marbela e Projeção. As empresas ficarão respectivamente responsáveis pelas obras no Centro Cultural Rossini Alves Couto, novo edifício sede e fiscalização dos serviços.

“É uma obra muito esperada e de extrema importância para o MPPE. Estamos realizando um sonho de muitos que já contribuíram e dos que atualmente contribuem para a história desta instituição. Queremos que tudo esteja devidamente alinhado para possibilitar que prazos e orçamentos sejam devidamente respeitados. Por isso é fundamental esse contato direto com as empresas que farão parte do processo”, disse o PGJ Paulo Augusto de Freitas Oliveira.

O atual comando do órgão diz que é a maior obra já realizada pelo MPPE.

"A criação do complexo administrativo, localizado no bairro de Santo Amaro, é também um dos maiores anseios dos membros e servidores da instituição".

O edifício da sede única será erguido na Rua 13 de Maio, em Santo Amaro, e está orçado em R$ 44.560.516,13.

Ele compõe um complexo formado por dois blocos: A e B (com obras já em andamento).

MPPE/Divulgação
A nova sede compõe um complexo formado por dois blocos: A e B (com obras já em andamento). - MPPE/Divulgação


O prédio que começa a ser construído em, no máximo, um mês, é o bloco A e terá uma área 16.809, 69m², trata-se da edificação principal do conjunto, composta por 15 pavimentos onde estão distribuídos os diversos ambientes necessários ao funcionamento da instituição e suas estruturas de apoio correspondentes, bem como três pavimentos de garagem e um restaurante no pavimento térreo, que terá seu acesso independente e voltado para a divisa com a Rua 13 de maio.

De acordo com a entidade, os setores que irão ocupar o bloco hoje funcionam no Edf. Roberto Lyra e seus anexos, assim como no Edf. IPSEP.

“Em 60 dias já teremos o canteiro de obras e início das fundações”, explicou Márcio Fonseca, engenheiro da construtora Marbella Residence Incorporadora e Construtora.

“Os trabalhos terão início imediato. Esperamos que tanto os serviços no Rossini quanto no edifício sede estejam em andamento ainda no mês de agosto”, informou Gustavo Barreira, engenheiro do MPPE.

Trabalhos de reforma do Centro Cultural Rossini Alves Couto

A ordem de serviço também dá início aos trabalhos de reforma do Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista. O espaço será totalmente reformado e passará a abrigar a Escola Superior do MPPE, biblioteca, memorial da Instituição e área de convivência.

“Atualmente, o Centro abriga apenas um auditório. A estrutura é excelente, mas ficará ainda melhor. A nossa biblioteca, hoje localizada em um espaço improvisado, ganhará uma área adequada, teremos a concretização do nosso Memorial e uma sede própria para a Escola Superior do MPPE”, afirmou Paulo Augusto de Freitas Oliveira.

As obras no Centro Cultural Rossini Alves Couto devem ser iniciadas em um mês e estão orçadas em R$ 9.511.907,45.

O prazo para conclusão é de 12 meses.

Tags

Autor