PESQUISA ELEITORAL

Simone Tebet comemora 'crescimento' de 100%, mas bloqueia comentários adversos

Pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet chamou atenção ao celebrar um 'crescimento' de 100% em pesquisa eleitoral

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 12/07/2022 às 13:04 | Atualizado em 13/07/2022 às 16:38
Notícia
X

Pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet celebrou nas redes sociais um crescimento de 100% na pesquisa eleitoral BTG/Pactual. A senadora, escolhida como nome da 'terceira via', foi de... 2% para 4%.

"Simone não para de crescer nas pesquisas", diz uma publicação feita no Instagram da pré-candidata. O crescimento ocorre quando são comparados os números de julho com os do mês passado. O perfil de Simone, em tempo, limitou os comentários na postagem.

Nas redes sociais, limitar comentários é uma tática utilizada para evitar que usuários publiquem reações que desagradem o autor da publicação. À coluna, a assessoria de Simone explicou (confira resposta na íntegra, ao final desta matéria) a restrição e disse que ela existe para filtrar ataques, principalmente de robôs. A postagem sobre a pesquisa não chegou ao Twitter, onde não é possível controlar a reação do público.

"Nossa pré-candidatura cresce e tem mais apoiadores a cada dia. Chegamos a 4% das intenções de votos. Entre as mulheres temos 5%. Potencial de voto chegou a 16%. Todos unidos, com amor e esperança, em favor do nosso projeto de reconstrução do Brasil", diz a publicação, se referindo ao levantamento do BTG/Pactual.

A margem de erro da pesquisa FSB/BTG é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Sendo assim, não é possível falar em 'crescimento' de Simone Tebet, mas em oscilação positiva.

Simone Tebet foi escolhida como pré-candidata da chamada 'terceira via', formada pelo MDB junto ao PSDB e Cidadania. Para isso, tucanos retiraram a pré-candidatura de João Doria (PSDB).

À coluna, a assessoria da pré-candidata explicou sobre a restrição de comentários no Instagram: "Os comentários são abertos para quem tem perfil nesta rede social e segue a conta da senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da República. A conta da senadora usa recurso próprio do Instagram para evitar ataques, por exemplo de robôs".

Tags

Autor