cabo de guerra

Empresários pernambucanos apoiam novo terminal em Suape, com leilão de áreas do Estaleiro Atlântico Sul

Indústria, Comércio e Serviços do Estado querem concorrência em Suape, para derrubada dos custos de movimentação

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/07/2022 às 12:14 | Atualizado em 15/07/2022 às 12:28
Notícia
X

Em carta ao blog de Jamildo, as entidades empresariais do Estado manifestaram integral apoio ao projeto de venda de uma área interna do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) para virar um terminal de contêineres, concorrendo com o atual Tecon Suape, público.

O blog de Jamildo revelou em primeira mão, em junho, a habilitação da Maersk, por meio de uma subsidiária, para comprar uma área interna do EAS e abrir um terminal privativo. Trata-se de uma das maiores empresas de navegação do mundo. Na seguência, o Tecon Suape e a Cone Suape tentaram impedir a venda, com ações na Justiça.

"O setor empresarial de Pernambuco entende que se trata de um empreendimento essencial para o desenvolvimento do nosso Estado", afirma Ricardo Essinger, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), um dos oito signatários do docuemento.

"A concorrência e o aumento da capacidade deste setor permitirão ao Porto de Suape exercer, enfim, a sua vocação de hub regional de contêineres, atraindo novas linhas diretas internacionais, ampliando a navegação de cabotagem, reduzindo tarifas, custos e o tempo de trânsito das mercadorias", continuam os empresários, entre eles Guilherme Ferreira da Costa, do Movimento Atitude Pernambuco.

Na avaliação destes representantes empresariais, são estes aspectos que darão impulso à competitividade da indústria e do comércio do estado, gerando mais emprego e renda para a população de Pernambuco.  "Nossas empresas estão perdendo competitividade para outros Estados, em vista dos altos custos atualmente na operação do porto de Suape com apenas um único operador portuário".

A carta enviada ao blog é assinada ainda por Paulo Sales (AMCHAM/PE), Avelar Loureiro (Movimento Pró-Pernambuco), Marcelo Guerra (ASSESUAPE) e Érico Furtado Filho (SIDUSCON).

Na área de comércio, dão apoio ao projeto Eduardo Catão (Federação das CDLS de Pernambuco) e Bernardo Peixoto, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE).

Tags

Autor