Ataque às urnas

Veja os resultados da reunião de Bolsonaro com embaixadores

Bolsonaro já havia sido aconselhado por sua equipe a amenizar o tom e pedir apenas por transparência nas eleições. Os embaixadores criticaram o ataque às urnas eletrônicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 19/07/2022 às 7:30
Notícia
X

Nesta segunda-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou uma apresentação para diversos embaixadores estrangeiros. O objetivo da reunião era falar sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Durante o evento, Bolsonaro atacou as urnas eleitorais, desacreditou o sistema eleitoral brasileiro e ofendeu os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), focando em Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. O presidente afirmou que esses membros do STF buscam criar instabilidade no Brasil.

Porém, segundo fontes ouvidas pelo Portal G1, a ação de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas desagradou sua equipe de campanha. Isso porque as acusações do presidente são vistas por muitos eleitores como “discurso de derrotado”.

Bolsonaro já havia sido aconselhado por sua equipe a amenizar o tom e pedir apenas por transparência nas eleições. Isso porque o ataque às instituições eleitorais e às urnas impede que o presidente reduza a rejeição de certas categorias e pare de falar apenas com seu eleitorado fiel.

Enquanto seu discurso após a promulgação da PEC Kamikaze se alinha aos interesses da equipe de campanha e diminui a rejeição de grupos como mulheres, pessoas de baixa renda e nordestinos, o mesmo não ocorre com os ataques ao sistema eleitoral.

Além disso, a tática também não foi eficaz com grande parte dos embaixadores. Alguns representantes internacionais que falaram para Folha de São Paulo consideraram a reunião apenas uma forma de assegurar um cenário em que Bolsonaro possa questionar o resultado das eleições.

Comparações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também foram comuns nos relatos dos diplomatas. A apresentação amadora do presidente também foi muito criticada pelos participantes, inclusive apresentando erro de grafia na palavra "Briefing". Confira o vídeo: 

 

Os embaixadores também consideraram que a apresentação tinha o objetivo de desviar o foco dos problemas do governo, como o aumento da inflação e do preço dos combustíveis. Também houve relatos de que o discurso transmitido parecia mais direcionado para os eleitores de Bolsonaro que acompanhavam pela internet do que para eles.

Tags

Autor