Decisão do STF

PT e PCC: entenda como bolsonaristas estão ligando os dois

Esse assunto foi retomado após a revista Veja divulgar uma reportagem com trechos da delação premiada do publicitário Marcos Valério. Nenhuma das afirmações foram comprovadas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 19/07/2022 às 11:14
Notícia
X

Neste fim de semana, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que perfis de políticos bolsonaristas apagassem publicações que vinculavam o ex-presidente Lula (PT) e o Partido dos Trabalhadores com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Políticos próximos do presidente Jair Bolsonaro (PL), como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a deputada Carla Zambelli (PL-SP), divulgaram em suas redes sociais postagens que conectam o partido de Lula com uma das maiores organizações criminosas do Brasil. O objetivo é desgastar a imagem de Lula para reduzir sua vantagem nas pesquisas eleitorais.

Entenda como o assunto começou

Esse tema foi retomado após a revista Veja divulgar uma reportagem com trechos da delação premiada do publicitário Marcos Valério. Valério afirma ter ouvido um gestor petista explicando a conexão entre o PT e o PCC.

Agencia Brasil/Arquivo
Marcos Valério declarou conexão entre o PT e a organização criminosa PCC. Nenhuma das afirmações foi comprovada - Agencia Brasil/Arquivo

Nos trechos, o publicitário relata ter ouvido de Silvio Pereira, antigo secretário-geral do PT, que Lula era chantageado pelo empresário Ronan Maria Pinto. Segundo Marcos Valério, Ronan ameaçava divulgar que o partido recebia recursos ilegais de diversas empresas e que haveria lavagem de dinheiro do PCC.

Valério ainda conectou a morte de Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André, com o partido. Na delação ele relata que o assassinato ocorreu porque o político teria um dossiê com o financiamento ilegal do PT. Nenhuma das afirmações de Marcos Valério foram comprovadas.

O Partido dos Trabalhadores já emitiu nota afirmando que a reportagem da Veja possui objetivo de prejudicar o partido nas eleições e considerou Marcos Valério um “mentiroso”.

Após decisão de Moraes, Bolsonaro divulga vídeo

Após a decisão de Alexandre de Moraes, o presidente Bolsonaro publicou nesta terça-feira (19) texto provocativo em seu Twitter. Sem citar nomes, para evitar problemas com a medida do STF, o candidato à reeleição postou um vídeo em que o líder do PCC reclama dele e revela melhor diálogo com o PT. Confira tweet:

Tags

Autor