Apresentação para embaixadores

Movimento age após discurso de Bolsonaro para diplomatas, saiba mais

ONG realizou ação depois Bolsonaro atacar o sistema eleitoral em reunião com embaixadores

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 20/07/2022 às 7:30
Notícia
X

Depois de Jair Bolsonaro (PL) apresentar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro para embaixadores estrangeiros, o movimento Transparência Internacional Brasil tomou uma atitude.

Divulgação
Símbolo da ONG responsável por enviar checagens aos diplomatas após a apresentação de Bolsonaro - Divulgação

O grupo enviou para os diplomatas uma lista de checagens, feita pela Agência Lupa, sobre as afirmações de Bolsonaro. A organização sem fins lucrativos (ONG) declarou que o objetivo da ação foi “deixar devidamente documentado mais este gravíssimo ataque do presidente às instituições”.

A Transparência Internacional relatou que busca denunciar o deterioramento da democracia brasileira para a comunidade internacional. “A comunidade internacional deve ter consciência da degradação democrática, iminente risco de ruptura eleitoral e conflagração violenta no Brasil, com graves consequências à estabilidade internacional”, disse a ONG. 

O movimento também se pronunciou em seu perfil no Twitter, confira: 

Deputados também reagem à apresentação de Bolsonaro

Um grupo de dez deputados apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra os atos de Bolsonaro na apresentação com os diplomatas.

Os parlamentares de sete partidos de oposição pedem que Bolsonaro seja investigado por crime contra o Estado democrático de Direito. Segundo os deputados, os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral ferem o direito do cidadão brasileiro

O processo será enviado à Procuradoria-Geral da República para que o órgão indique se a notícia-crime possui base para ser aberta. 

Tags

Autor