Eleições para presidente 2022

PESQUISA ELEITORAL 2022: Lula ganha em primeiro turno? PoderData traz dados

Essa é a primeira pesquisa a ser realizada após a aprovação da PEC dos benefícios ou PEC das bondades.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 20/07/2022 às 9:32
Notícia
X

Nesta quarta-feira (20) saiu mais uma pesquisa eleitoral para as eleições presidenciais de 2022.

Segundo a pesquisa PoderData, realizada entre os dias 17 e 19 de julho, a diferença entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) está entre 6 pontos. Essa é a menor distância entre os dois candidatos desde abril de 2022, período em que os efeitos da inflação e do preço dos combustíveis começaram a ser mais sentidos.

Intenção de voto entre Lula e Bolsonaro no 1º turno nas eleições para presidente de 2022

Na simulação de um primeiro turno, Lula apresenta 43% de intenção de votos contra 37% de Bolsonaro. Ambos os candidatos tiveram uma oscilação de dois pontos percentuais na margem de erro.

Nas últimas duas semanas, Bolsonaro conseguiu ganhar um ponto percentual, enquanto Lula perdeu a mesma porcentagem.

Veja como a aprovação da PEC Kamikaze e a apresentação de Bolsonaro aos embaixadores afetou a pesquisa

Essa é a primeira pesquisa a ser realizada após a aprovação da PEC dos benefícios ou PEC das bondades. A medida foi responsável por aumentar o pagamento do Auxílio Brasil para R$600, dobrar o valor do vale-gás e garantir voucher de R$1000 para os caminhoneiros.

Os benefícios só irão chegar aos bolsos dos eleitores no meio de agosto, mas as notícias sobre o assunto foram frequentes na mídia. Além disso, a queda do preço dos combustíveis nas duas últimas semanas também foram fatores marcantes para decisão dos eleitores entrevistados.

Na segunda-feira (18) a pesquisa ainda estava sendo realizada quando Bolsonaro atacou o sistema eleitoral e a urna eletrônica. O impacto da situação pareceu afetar pouco os índices do candidato à reeleição.

Possibilidade de vitória em 1º turno

Anteriormente, as pesquisas realizadas pelo PoderData apresentavam que Lula poderia ganhar as eleições em 1º turno, mas a diminuição da diferença entre o petista e Bolsonaro indicam que haveria 2º turno.

Para ganhar as eleições em 1º turno um candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos.

Sobre o PoderData

Essa pesquisa eleitoral é realizada a cada 15 dias com 3000 pessoas, de 16 anos ou mais,  ao redor do Brasil. As entrevistas foram feitas por telefone. A confiança do estudo é de 95%.

Tags

Autor