Nova pandemia?

VARÍOLA DOS MACACOS: confira ações do Ministério da Saúde até agora

O Brasil é o sétimo país do mundo com maior número de casos (696 confirmados até agora)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 23/07/2022 às 15:03
Notícia
X

Neste sábado (23) a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a varíola dos macacos (ou monkeypox) como emergência de saúde global. Nas seis semanas desde que o primeiro caso da doença foi confirmado no Brasil, pouco foi feito pelo Estado.

O Brasil é o sétimo país do mundo com maior número de casos (696 confirmados até agora). Segundo os dados analisados pelo jornal O Globo, se a tendência de crescimento atual continuar, já em agosto o país atingirá a marca de 2000 casos.

NE10
A varíola dos macacos vem infectando cada vez mais indivíduos no Brasil. - NE10

Quais foram as ações do Ministério da Saúde sobre a varíola dos macacos?

Enquanto a OMS apresenta forte preocupação e o número de infectados cresce no Brasil, o Ministério da Saúde acabou com a estrutura criada para monitorar a varíola dos macacos, apenas dois meses depois de criá-la.

Em nota, o Ministério da Saúde relatou que analisa a compra de vacinas junto com a Opas, organização que representa a OMS nas Américas, mesmo assim ainda não há previsão da quantidade de vacinas ou o prazo de entrega. Especialistas alertam que a imunização no Brasil necessitará ser mais abrangente do que recomenda a OMS, já que a contaminação já é comunitária no país.

O Brasil também não possui medicamentos que tratem a varíola dos macacos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também informou que não houve pedidos de registros para remédios contra essa doença. A única solicitação realizada foi o aval para o teste que detecta a varíola dos macacos.

Tags

Autor