Eleições para presidente 2022

Lula e Bolsonaro disputam autoria de obra no Nordeste, saiba mais

O objetivo do candidato à presidência é impedir que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se vincule com a obra para conseguir mais votos do Nordeste.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 27/07/2022 às 8:52
Notícia
X

No próximo domingo (31/07), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará um trecho da transposição do Rio São Francisco na região do Cariri, Ceará. O objetivo do candidato à presidência é impedir que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se vincule com a obra para conseguir mais votos do Nordeste.

Entenda a disputa

Com uma obra que dura 14 anos, Lula e Bolsonaro disputam a “paternidade” do projeto para angariar votos. A transposição do Rio São Francisco se iniciou no 2º mandato do petista em 2008, com promessas de finalização em 2012, a obra continua em andamento.

Apenas em 2021 que os dois eixos estruturantes foram finalizados. Com isso, enquanto Lula defende ser o autor que inicia a obra, Bolsonaro relata que o projeto só começou a caminhar com pressa em seu governo.

Reprodução/Twitter
Presidente Jair Bolsonaro inaugurou obra da Transposição, em Salgueiro, no interior de Pernambuco. Obra completa continua em andamento, mas já concluiu várias áreas importantes - Reprodução/Twitter

O objetivo de Jair Bolsonaro em assumir a autoria é conseguir maior apoio na região que possui maior rejeição. Em fevereiro, o presidente relatou que “ Essa transposição foi prometida para 2010, passou para 2012 e parou. Assumimos em 2019. Falei com os meus ministros: ‘Vamos concluir’”. Enquanto isso, Lula afirma que Bolsonaro está “se vangloriando com o trabalho dos outros

Viagem de Lula ao Ceará

O ex-presidente Lula irá chegar no Ceará no próximo sábado (30/07) para participar da convenção do MDB no Estado. A região é uma das 11 que possui caciques do MDB apoiando a candidatura de Lula em detrimento de Simone Tebet (MDB-MT).

Lula dormirá em Fortaleza e irá para Jati, local do trecho da transposição. Na região, Luiz Inácio provavelmente produzirá imagens para sua campanha eleitoral, que só começa oficialmente em agosto. Além disso, o petista deverá participar de ato com apoiadores.

Tags

Autor