BASTIDORES

Cúpula do União Brasil em Pernambuco se reúne com Bivar; desafio é fazer contas para elegê-lo

O presidente do União Brasil busca um mandato de deputado federal em Pernambuco, mas partido tenta fazer contas para não sacrificar candidatura proporcional

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 29/07/2022 às 18:19 | Atualizado em 31/07/2022 às 12:35
Notícia
X

Interlocutores do União Brasil indicam que a reunião da cúpula do partido em Pernambuco com Luciano Bivar já começou e deve seguir noite adentro nesta sexta (29). Antes disso, o pré-candidato à Presidência já teria afirmado a desistência de concorrer ao Planalto.

De acordo com fontes do partido, ouvidas sob reserva, o presidente do União Brasil busca um mandato de deputado federal em Pernambuco. O problema, porém, é que o partido trabalha com a perspectiva de eleger dois nomes à Câmara Alta: Mendonça Filho e Fernando Filho, dois quadros fortes da legenda.

A coluna confirmou que, além de Luciano Bivar, participam da reunião: Miguel Coelho, pré-candidato ao Governo de Pernambuco; Mendonça Filho, ex-ministro e liderança do antigo DEM; e Fernando Bezerra Coelho, senador pelo MDB e líder do clã de Petrolina.

Mendonça Filho, principal liderança do DEM em Pernambuco, e Fernando Filho (Foto: Divulgação)
Mendonça Filho, principal liderança do DEM em Pernambuco, e Fernando Filho (Foto: Divulgação) - Mendonça Filho, principal liderança do DEM em Pernambuco, e Fernando Filho (Foto: Divulgação)

A reunião se dá para fazer contas. De um lado, Bivar estaria pressionando pela desistência de Fernando Filho, no intuito de garantir sua própria eleição para deputado federal. Do outro, a cúpula tenta fazer contas para eleger mais um candidato a federal, sem necessidade de desistências.

Sendo assim, procuram bases que poderiam ser cedidas a Luciano Bivar. Além disso, buscam nome que poderiam ser integrados à proporcional para fazer a chamada 'cauda', para chegar ao coeficiente necessário para eleger três nomes à Câmara Alta.

Nesse sentido, nos bastidores do partido, conversa-se sobre um apoio informal até de legendas que não fazem parte da aliança do União Brasil. No caso, em Pernambuco, o Podemos e o PSC formam aliança com Miguel Coelho.

Isso seria possível se, de fato, houvesse um entendimento com Lula (PT) e, consequentemente, com a Frente Popular de Pernambuco. Um nome forte do PT diz que as conversas estão sendo conduzidas nacionalmente. Diante da capilaridade da Frente Popular em Pernambuco, que conta com cerca de 100 prefeitos, ainda há espaço para acomodação. 

Em entrevista concedida à Rádio Jornal nessa quinta-feira (28), Humberto Costa apontou dificuldades para o entendimento. O senador, porém, mas não descartou a possibilidade de um acordo entre o PT e o União Brasil.

"Aqui em Pernambuco, se o caminho da solução for um entendimento que permita apoio a alguns candidatos do União Brasil para deputado, é possível. Mas acho muito difícil mexer no desenho atual, retirar uma candidatura como a de Miguel Coelho, que tem um percentual de votos importante e um enraizamento dentro do estado", diz Humberto Costa.

Nos bastidores do União Brasil, o clima é de tenção e incertezas. Isso porque o tempo para um entendimento com Luciano Bivar é curto: a convenção do partido em Pernambuco está marcada para este domingo, com banner já sendo impresso. Poder dar em tudo, inclusive em nada, como alertou uma fonte da legenda que resultou da união entre o PSL e o DEM.

Tags

Autor