Eleições 2022

Datafolha mostra número inédito nessa eleição para presidente, confira

Desde a redemocratização que não se encontra dados tão marcantes quanto os encontrados pelo Datafolha, saiba mais informações

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 02/08/2022 às 9:54
Notícia
X

Segundo informações do Datafolha, nunca, desde a redemocratização, os eleitores brasileiros estiveram tão decididos sobre os candidatos que irão votar nas próximas eleições em tão pouco tempo.

Faltando dois meses para as eleições, e ainda sem o início do período eleitoral oficial, maior parte dos eleitores já declaram um candidato preferido. 7 em cada 10 pessoas entrevistadas pela pesquisa Datafolha já apresentaram os políticos que irão votar de forma espontânea.

Normalmente, as pesquisas espontâneas, em que o participante não recebe uma lista com as opções existentes, tinham grande diferença comparadas às induzidas, mas os índices de “não sei responder” e “branco/nulo/nenhum” nunca estiveram tão baixos.

Em anos anteriores, o número de pessoas que não sabiam em quem votar sempre esteve em números acima de 40%, em 2022, durante o mesmo período, os índices são de 27%. Os números de brancos e nulos também estão abaixo do comum, em junho de 2018 esse setor compunha 23,2% do eleitorado entrevistado, esse ano está em 6%.

De acordo com cientistas políticos, isso demonstra que as eleições para presidente de 2022 estão mais politizadas que as anteriores. Além disso, as pesquisas eleitorais também mostram uma forte fronteira eleitoral polarizada entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).

Tags

Autor