VOTO RELIGIOSO

PESQUISA ELEITORAL 2022: veja a intenção de voto dos evangélicos e católicos

Pesquisa eleitoral divulgada nesta semana indica como votará cada grupo religioso na disputa pela Presidência da República

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 02/08/2022 às 16:07
Notícia
X

Além de mostrar a intenção de voto e o potencial eleitoral de os candidatos à Presidência da República, a pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (2) pelo Instituto Paraná Pesquisas indica como votará cada grupo religioso.

De acordo com a pesquisa eleitoral, Lula (PT) tem liderança isolada entre os católicos, grupo religioso que representa 50% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha feita em 2020.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, está na frente na intenção de voto dos evangélicos, religião de 31% dos brasileiros, segundo a mesma pesquisa.

Reprodução
Intenção de voto por religião, de acordo com pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada em agosto - Reprodução

A pesquisa eleitoral agrupou os eleitores de outras religiosidades com os que não possuem religião. Nessa parcela, Lula lidera com 46% de intenção de voto, enquanto Jair Bolsonaro apresenta 26%. Ciro Gomes (PDT), marca 10,8%.

Mais informações sobre a pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas

Para esta rodada, foram realizadas 2020 entrevistas pessoais, em 26 Estados e no Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu entre os dias 28 de julho e 01 de agosto de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

Tags

Autor