ELEIÇÕES 2022

Polícia Federal trabalha com índice de risco mais alto para segurança de Lula; entenda

Cúpula da Polícia Federal está preocupada sobre como vai manter Lula (PT) seguro durante a campanha

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 04/08/2022 às 14:13 | Atualizado em 04/08/2022 às 14:23
Notícia
X

De acordo com informações do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, a cúpula da Polícia Federal está preocupada sobre como vai manter Lula (PT) seguro durante a campanha. Quadros da corporação já enxergam riscos reais ao petista, líder na corrida eleitoral pela Presidência.

Segundo fonte da coluna, criou-se uma escala de 1 a 5, no intuito de dimensionar o nível de ameaça aos candidatos à Presidência. Nesse sentido, os eventos com Lula serão sempre classificados no mais alto índice de perigo.

"O nível dele será 5 sempre, na escala de 1 a 5. Se a escala fosse de 1 a 10, com certeza seria 10”, comentou um policial ligado ao atual comando da Policia Federal, sob reserva, ao colunista do Metrópoles. O quadro está envolvido diretamente com a tarefa de proteção.

Nos últimos meses, observa-se uma escalada na violência política. Atos de Lula foram alvos de ataques, com drone despejando veneno e até bomba caseira com fezes arremessada contra militantes. 

A Polícia Federal é responsável por realizar a segurança de todos os candidatos à Presidência da República, menos Jair Bolsonaro (PL). A tarefa não cabe à PF porque o presidente da República já dispõe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Em tempo, há termor também de displicência por parte do Partido dos Trabalhadores. Policiais federais reclamam que, em 2018, houve dificuldade em fazer a cúpula da legenda acreditar nos alertas feitos por autoridades sobre riscos a Fernando Haddad e sua família.

Tags

Autor