CANDIDATURA

Alexandre de Moraes será relator do processo de candidatura de Bolsonaro no TSE

Ministro do STF será empossado como próximo presidente do TSE e foi sorteado para elaborar parecer sobre candidatura de Bolsonaro

Rodrigo Fernandes
Cadastrado por
Rodrigo Fernandes
Publicado em 10/08/2022 às 11:29
ALAN SANTOS/PR E NELSON JR/ASCOM/TSE
Bolsonaro já protocolou ação contra Moraes - FOTO: ALAN SANTOS/PR E NELSON JR/ASCOM/TSE
Leitura:

O Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes foi sorteado para ser o relator do processo de candidatura de Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições 2022. Moraes será empossado como presidente do TSE no próximo dia 16.

Na posição de relator, o ministro será responsável, entre outras coisas, por elaborar parecer de licitude da declaração patrimonial apresentada por Bolsonaro. O presidente declarou ter bens acumulados em R$ 2,3 milhões.

Também caberá a Moraes avaliar o plano de governo apresentado pela candidatura de Jair Bolsonaro para o pleito de outubro. O documento foi organizado pelo general Braga Neto, candidato a vice na chapa do atual presidente.

Moraes é constante alvo de críticas de Jair Bolsonaro e de seus apoiadores, chegando a protagonizar inúmeros embates públicos.

O ministro é relator, no STF, de inquéritos que apontam para o presidente e seus aliados, como o das Fake News e dos Atos Antidemotráticos.

Em diversos momentos, Bolsonaro criticou Alexandre de Moraes. Em agosto do ano passado, pediu o impeachment do ministro ao Senado — caso que foi arquivado. No 7 de setembro, o presidente chegou a chamar Moraes de “canalha” em discurso para apoiadores.

Comentários

Últimas notícias