Eleições 2022

Quando começa a campanha eleitoral 2022? Veja data e o que muda

Veja o que muda com o começo da campanha eleitoral 2022, restrições e horário eleitoral

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 15/08/2022 às 10:15 | Atualizado em 17/08/2022 às 10:07
Notícia
X

Nesta terça-feira (16) começa oficialmente a realização da campanha eleitoral 2022. Com o início do período, diversas mudanças entram em vigor, veja mais. 

Uma das novidades apresentadas para as eleições de 2022 é a proibição da divulgação de informações falsas sobre o processo eleitoral. Também será possível realizar show e eventos para arrecadação de recursos de campanha.

O impulsionamento de conteúdos digitais já era possível na pré-campanha, mas possui uso de recursos expandidos, só não poderá ocorrer disparos em massa.

  

Fake news contra o processo eleitoral serão punidos 

Com as novas determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a divulgação de desinformação que afete o processo eleitoral poderá ser punido com responsabilidade penal por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. 

Showmícios, que usa entretenimento como propaganda eleitoral, também foram proibidos pelo TSE, a realização de eventos poderá ocorrer apenas para arrecadação, mas não poderá ocorrer pedido de voto. 

Como fica o horário eleitoral na campanha eleitoral 2022? 

Assim como em outras eleições, é proibido o uso de propaganda eleitoral por meio de outdoors e telemarketing. Também não pode haver distribuição de bens ou materiais. 

O horário eleitoral será mais curto em 2022 e ocorrerá entre 26 de agosto até 29 de setembro. Cada dia serão dois períodos de 25 minutos de duração. 

  • Quanto tempo de horário eleitoral tem Lula e Bolsonaro? Confira aqui 

Em caso de segundo turno, o horário eleitoral retorna entre 7 e 28 de outubro

Veja imagem da Câmara dos Deputados sobre as regras eleitorais

AGÊNCIA CAMARA
Regras eleitorais para o período de campanha eleitoral 2022 - AGÊNCIA CAMARA

 

Você sabe o que é pesquisa estimulada? Confira vídeo

Tags

Autor