Encontro de adversários?

1º encontro de Lula e Bolsonaro? Veja mais sobre posse de Moraes no TSE

Posse de Alexandre de Moraes ocorre nesta terça-feira (16) e pode iniciar a campanha eleitoral de 2022 de maneira conturbada. Tanto Bolsonaro quanto Lula foram convidados para o evento, haverá esse encontro? Confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 16/08/2022 às 7:08 | Atualizado em 16/08/2022 às 7:11
Notícia
X

Nesta terça-feira (16) ocorre a posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), principal órgão responsável pela realização das eleições.

  • Quando começa a campanha eleitoral 2022? Veja data e o que muda (Confira aqui)

Um evento tradicionalmente simbólico e com baixo interesse de altas figuras políticas, a posse do TSE deste ano promete ser marcada por ex-presidentes como Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também confirmaram presença no encontro. Essa será a primeira vez que os principais candidatos à eleição de 2022 se encontrarão desde o começo da corrida eleitoral. 

TSE em guerra com os militares? 

Após o ministro Edson Fachin retirar o coronel Ricardo Sant'Anna da comissão fiscalizadora, o Exército se mostrou incomodado com a situação e relatou que não enviaria um substituto. Um dos principais desafios de Moraes será tentar pacificar a relação do TSE com os militares. Alexandre é visto como um ministro que consegue dialogar melhor com o Exército do que Fachin. 

Bolsonaro e Lula estarão na posse de Moraes?

O ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas eleitorais, já havia aceitado o convite para a posse de Alexandre de Moraes e na última semana o presidente Jair Bolsonaro também confirmou sua presença após a visita de Moraes no Palácio do Planalto. A presença no evento também está confirmada na agenda oficial do presidente. 

Moraes convidou todos os ex-presidentes para participar do evento. 21 governadores também relataram que irão comparecer. 

Quem irá comparecer à posse de Alexandre de Moraes no TSE?

Notoriedades que confirmaram presença no encontro foram: 

  • Os ex-presidentes da República José Sarney (MDB), Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer
  • O presidente da República Jair Bolsonaro 
  • O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (Progressistas) e do Senado Rodrigo Pacheco (PSD)
  • O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux
  • Os pré-candidatos à Presidência Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) 

Tags

Autor