Piso Salarial

Piso salarial de enfermagem: categoria aceita proposta do MPT

A mediação feita com os sindicatos da categoria teve com objetivo efetivar um acordo coletivo para garantir o piso salarial em todo o estado de Pernambuco.

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Melo

Publicado em 27/08/2022 às 9:58 | Atualizado em 27/08/2022 às 10:02
Notícia
X

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco, a audiência que ocorreu no dia 22 de agosto, no qual instituiu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem e do auxiliar de enfermagem, teve como resultado a aceitação da categoria da proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A mediação feita com os sindicatos da categoria foi feita pela procuradora do Trabalho Maria Roberta Rocha, com o objetivo de efetivar um acordo coletivo para garantir o piso salarial em todo o estado de Pernambuco.

Na próxima segunda-feira (29), será realizada uma reunião na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, às 14h00. A Justiça de Defesa da Saúde da Capital, por meio da 34ª Promotoria, e o CAO Saúde comparecerão à reunião para atentar o desenrolar das discussões.

O não cumprimento do acordo sobre o novo piso salarial poderia causar o risco de fechamento de serviços e demissões.

Para o Ministério Público de Pernambuco, João Rindamar de Andrade, diretor do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE) ressalta a importância da articulação entre os gestores públicos e privados para o atendimento do novo piso nacional.

André Longo, secretário estadual da Saúde, falou sobre a demanda e o custo das receitas fundamentais para que o novo piso salarial seja implantado. Ele defendeu que houvesse diversidade na base de financiamento. Segundo André Longo, são mais de 20 mil contratos diretos na Secretaria de Saúde.

Tags

Autor