Transporte público

Metrô do Recife tem projeto de expansão desde 2017. Candidatos a governador deveriam aprecia-lo

Primeira Reunião do Fórum Permanente propõe projeto de expansão do Metrô

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 05/09/2022 às 15:12 | Atualizado em 05/09/2022 às 16:17
Notícia
X

A primeira reunião do Fórum Permanente de Mobilidade e Defesa do Metrô, realizada na manhã desta segunda-feira (5), começou com uma revelação que deveria interessar aos candidatos ao governo do Estado.

No evento, as instituições e entidades mostraram um projeto de expansão do sistema de metrô do Recife.

O representante do corpo técnico da CBTU, Sérgio Sobrinho, mostrou o Estudo de Novos Traçados-STU/ Recife, elaborado em agosto de 2017 e criado dentro da engenharia, com a colaboração de outras áreas dentro da empresa.

“Uma empresa que não expande está fadada a morrer”, disse.

“Nós fizemos um estudo de alguns trechos específicos, que seriam importantíssimos para melhorar a vida das pessoas”.

Dentre os traçados sugeridos pela CBTU, três deles estão em estudos mais avançados, em virtude da convergência com a estrutura de transporte público idealizado pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, da Prefeitura do Recife.

• Joana Bezerra – Forte do Brum (VLT)
• Werneck – Tancredo Neves (VLT)
• Cabo – Suape (VLT)
• Cajueiro Seco – Macaxeira (Metrô)
• Rodoviária – São Lourenço da Mata (Metrô)
• Joana Bezerra – Paulista (Metrô)

Blog Imagem/Reprodução
Sérgio Sobrinho, engenheiro da CBTU - Blog Imagem/Reprodução

Em maio, o Blog de Jamildo elaborou uma série com cinco reportagens falando sobre os problemas e o sucateamento sofrido pelo sistema pela falta de verbas de investimento e de custeio do Governo Federal, baseadas no relatório de 58 páginas, o Metrô do Recife alertou a CBTU, que o sistema de trens da cidade corre o risco de asfixia e colapso.

De novo, com exclusividade, o Blog do Jamildo inicia uma nova série de reportagens falando sobre o projeto de expansão do metrô do Recife.

Entidades defendem Metrô do Recife

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, abriu a reunião explicando a necessidade da instauração do Fórum e de como é importante que a mobilização seja efetivada de maneira coletiva, junto a sociedade civil e a população.

O presidente do CREA-PE, Adriano Lucena, comentou sobre a necessidade de expandir o sistema do metrô.

“Expandir essa empresa é garantir um serviço melhor à população. Temos que envolver nesse debate as pessoas que utilizam o metrô, tem que reuni-las e mostrar a realidade atual para vencer esse debate. A empresa pública é quem presta um serviço de qualidade voltado ao povo, mas precisamos mostrar a verdade e as alternativas reais para melhoria do sistema”.

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, defendeu a importância do debate proposto pelo Fórum.

“Esse é um direito humano fundamental. Diante dessa crise que o metrô está passando, o Governo Bolsonaro faz isso [desmonte e sucateamento] de forma proposital com o intuito de privatizar o sistema”, explicou. Luciana ainda reafirmou o compromisso de manter o metrô público e de buscar recursos no Governo Federal para melhorar à qualidade do sistema.

O representante dos trabalhadores no Conselho da CBTU, Cirano Lopes, solicitou um diálogo aberto do Fórum com todos os candidatos ao Governo e que a cobrança permaneça independente de quem vença as eleições.

“Que esse Fórum dialogue com todos os candidatos ao Governo de Pernambuco e coloque propostas de expansão e de como o metrô é importante na vida das pessoas. Temos que continuar na luta, na pressão, independente de quem assumir o governo federal no ano que vem”, explicou.

O presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, explicou sobre a situação atual do país que sofre com a falta do transporte metroferroviário no Brasil.

SEVERINO SOARES/JC IMAGEM
DIFICULDADES Metrô do Recife está operado com a menor quantidade de trens da história do sistema, que funciona desde 1985. Passageiro já não aguenta tantos problemas - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM

“Quantos carros e ônibus sairiam das ruas se existissem VLTs nos grandes corredores de transporte do Recife? Não podemos aceitar que em uma cidade da Região Metropolitana, o trabalhador e a trabalhadora precisem passar duas horas para chegar ao trabalho e mais duas horas ao voltar para casa, por causa de um sistema de trânsito caótico e que ‘segura’ as pessoas em grandes engarrafamentos”.

Com o discurso de pedir mais investimentos das ferrovias no país, o presidente licenciado da CTB-PE, Helmilton Beserra, falou sobre o intuito do capital de querer privatizar para obter lucros.

“Precisamos de um estado forte e não de um mercado forte. Não podemos ficar reféns do mercado, pois eles só querem saber de lucros pessoais e o serviço não são entregues da maneira como é prometido anteriormente, a SuperVia do Rio é um exemplo claro”.

A próxima reunião foi marcada para o próximo dia 11 de outubro às 10h, na sede do CREA-PE. "Vamos manter o diálogo e aumentar as forças na luta pelo metrô público e de qualidade".

Tags

Autor