Transporte público

Expansão do Metrô do Recife: confira os detalhes do Trecho Joana Bezerra-Paulista

Paulista, que nunca foi prioridade na expansão do Metrô do Recife, poderia ser a principal beneficiária da chegada do sistema

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 16/09/2022 às 11:15 | Atualizado em 16/09/2022 às 16:06
Notícia
X

Nesta sexta-feira, o Blog de Jamildo conclui a série de posts sobre o projeto da expansão do metrô vem trazendo com exclusividade.

O documento foi apresentado por técnicos da CBTU, em um evento com as universidades locais, há duas semanas. O estudo foi elaborado ainda em 2017 e jamais saiu do papel por falta de vontade política.

A coluna eletrônica apostou no detalhamento de modo a colaborar com a discussão pública, em meio a uma campanha eleitoral.

O sexto e último trecho do projeto de expansão ainda está em estudos iniciais e seria construído no principal corredor do Recife, que ligaria o Terminal Integrado da Joana Bezerra ao município de Paulista, atravessando toda a Av. Agamenon Magalhães, principal corredor da Capital pernambucana, integrando ainda mais os municípios da Região Metropolitana do Recife e beneficiando milhares de trabalhadores que dependem do transporte público.

Atualmente, eles enfrentam horas de engarrafamento no trânsito, devido ao grande fluxo de veículos.

De acordo com os técnicos do setor, no estudo elaborado pela CBTU, ainda em 2017, a implantação desse trecho seria uma solução para o problema de mobilidade urbana e que prejudica a vida de milhares de pessoas, que ficam presas no trânsito.

O projeto visa promover a interligação do sistema existente (Linha Centro) com as cidades de Paulista e Olinda, que possuem grande demanda reprimida.

O traçado utilizaria o corredor da Avenida Agamenon Magalhães, através de um elevado ao longo do canal existente, desafogando esta artéria viária, proporcionando maior fluidez do trânsito e mobilidade urbana.

De acordo com os dados do IBGE de 2021, os municípios de Olinda e Paulista possuem aproximadamente 393 mil e 336 mil habitantes, respectivamente.

Assim, em tese, mais de 730 mil pessoas dos dois municípios seriam beneficiadas diretamente, além dos moradores do Recife e outras cidades próximas como Igarassu e Abreu e Lima, que também teriam beneficiadas.

Operado via metrô e uma extensão do traçado de 20 km que ligaria da estação Joana Bezerra (já existente) até o município de Paulista.

CUSTO ESTIMADO DE IMPLANTAÇÃO HOJE

O custo estimado de implantação em agosto de 2017, era de R$ 2.400.000.000,00 (convertidos em dólares no valor da época, $ 3,14, custo de $ 764.331.210,00).

Atualizados para hoje, com o valor atual do dólar de $ 5,18 / Perfaz em R$ 3.959.235.668,00. Segundo a CBTU, os custos só poderão ser precisados após a elaboração do Projeto Básico e do Projeto Executivo.

Tags

Autor