Eleições 2022

ACM Neto pardo? Relembre a polêmica envolvendo o candidato

A disputa pelo governo na Bahia teve uma mudança nos últimos dias por causa de uma polêmica racial envolvendo um dos principais candidatos na disputa, ACM Neto (União Brasil).

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 28/09/2022 às 14:21 | Atualizado em 28/09/2022 às 14:24
Notícia
X

A disputa pelo governo na Bahia teve uma mudança nos últimos dias por causa de uma polêmica racial envolvendo um dos principais candidatos na disputa, ACM Neto (União Brasil).

ACM Neto é ex-prefeito da capital baiana e, de acordo com o último levantamento do Datafolha, perdeu 5 pontos percentuais enquanto o segundo colocado, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues subiu 12 pontos de acordo com o mesmo levantamento.

A polêmica foi a seguinte: ACM Neto se declarou pardo à Justiça Eleitoral e logo depois, deu uma entrevista em uma TV Local com a aparência bronzeada, questionando os critérios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a classificação de raça no País.

ACM Neto tinha se declarado pardo em 2016 e na época, não houve polêmica sobre o caso. Este ano, sua vice na chapa, Ana Coelho mudou a declaração dela para cor branca, mas ACM manteve a cor parda e tentou justificar dando entrevista na TV.

"Eu me considero pardo. Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. (Agora) Negro, não. Não diria isso, jamais", disse ACM Neto.

De acordo com os critérios do IBGE, são considerados negros os pardos e pretos. ACM foi questionado por jornalistas e atribuiu o erro ao IBGE, não a ele:

"Então é erro do IBGE, não é meu. Simplesmente isso."

Um dos argumentos explorados pelos adversários de ACM na disputa é o fato do partido de ACM, o União Brasil, ter sido autor de uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra as cotas raciais em universidades públicas.

O estado da Bahia é o maior com proporção de negros no País. Em Salvador, capital do estado e local onde ACM Neto tem maior força eleitoral, 80% dos habitantes se declaram negros.

Farpas no Debate

Ontem (27) aconteceu um debate na TV Globo entre os principais candidatos pelo Governo da Bahia. João Roma (PL) trocaram farpas e Roma falou sobre a polêmica da cor de ACM Neto.

“Candidato Jerônimo, não exija tanto de um candidato que não sabe nem a cor da sua pele. Nesses 20 anos de convivência que ele falou, nunca me disse que era negão”, disse Roma.

Confira o momento:

Tags

Autor