Tragédia

Morre marido de Raquel Lyra, Fernando Lucena

Morte precoce acontece no dia do primeiro turno das eleições em Pernambuco. Candidata aparecia em segundo lugar na pesquisa Ipec divulgada no sábado (1)

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 02/10/2022 às 9:03 | Atualizado em 02/10/2022 às 11:34
Notícia
X

O marido da candidata do PSDB ao governo do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, Fernando Lucena, de 44 anos, morreu em Caruaru, nesta madrugada, de um infarto fulminante, no dia em que ocorre o primeiro turno das eleições estaduais. Ele tinha 44 anos.

Raquel Lyra apareceu nesta reta final de campanha em segundo lugar nas pesquisas mais recentes, ao lado de Miguel Coelho. O Ipec dava a ambos 17% dos votos validos, com a deputada federal Marília Arraes à frente nas pesquisas, com 38% dos votos validos.

Luto oficial em Caruaru

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que era vice de Raquel Lyra, decretou luto oficial de três dias na cidade. Ele divulgou nota oficial:

"É com muito pesar e consternação que a Prefeitura de Caruaru decreta Luto Oficial de três dias pelo falecimento do empresário, Fernando Lucena, marido da ex-prefeita do município, Raquel Lyra.

O decreto será publicado em Diário Oficial extra.

A prefeitura, em nome de todos os seus servidores, deseja os mais sinceros pêsames a toda família enlutada."

Confirmação da morte

O pai de Raquel Lyra, o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto, assinou a nota da família que confirmava o falecimento:

"A família de Raquel Lyra informa, com profunda dor, que, na manhã deste domingo, 02, o empresário Fernando Lucena, marido de Raquel e pai de João e Fernando, faleceu, vítima de um mal súbito. Raquel Lyra e sua família agradecem as manifestações de solidariedade que vêm recebendo e contam com a compreensão de todos neste momento tão difícil".

Fernando Lucena chegou a ser socorrido após passar mal. Ele foi levado a um hospital, mas não resistiu.

Assim que a notícia foi confirmada, a repórter Karol Matos, da Rádio Jornal Caruaru, esteve na frente do edifício onde fica o apartamento da família, no bairro Maurício de Nassau e gravou o vídeo a seguir:

Programação cancelada

A candidata cancelou toda a sua programação da campanha. Raquel Lyra votaria às 8h45, no Colégio Diocesano, localizado na Rua Deputado Souto Filho, 227, Bairro Maurício de Nassau, em Caruaru.

Depois, às 11h45, Raquel acompanharia a votação da candidata a vice-governadora, Priscila Krause, no Colégio José Vilela, Estrada do Encanamento, 277, em Parnamirim, no Recife.

Pela programação inicial, a candidata Raquel Lyra acompanharia a apuração do primeiro turno em Caruaru. Integrantes da chapa devem conversar com a imprensa após o anúncio do resultado, na Casa 45, localizada na Rua Saldanha Marinho, S/N, Maurício de Nassau.

Rotina familiar

Nos debates de televisão, era comum a candidata pedir ao marido para colocar almoço para os filhos ou colocá-los para dormir, quando o debate ocorria à noite. Ela o chamava carinhosamente de "Nego".

O empresário acompanhava a esposa em eventos políticos e chegou a ter o nome especulado para uma candidatura a deputado estadual, neste ano, depois que Raquel Lyra foi reeleita prefeita de Caruaru com uma votação expressiva.

De acordo com informações locais, na época, ela poderia ter lançado um nome da região para a disputa e foram cotados os nomes do presidente da Câmara, Lula Tôrres e do marido dela, Fernando Lucena. No entanto, Raquel decidiu apoiar Priscilla Krause (DEM) para estadual e Daniel Coelho (Cida) para federal. Nesta eleição, Priscila Krause acabou sua vice.

Segundo se especulava, o marido Fernando Lucena tinha vontade de entrar para a política. Raquel é herdeira de uma linhagem de políticos do Agreste pernambucano que inclui o tio, Fernando Lyra, já falecido, que foi deputado e ministro da Justiça, além do pai, o ex-governador João Lyra Neto, e do avó, João Lyra Filho, que foi prefeito de Caruaru em meados do século passado e também deputado.

acervo de família
Fernando Lucena e Raquel Lyra, em Olinda - acervo de família


Marília Arraes divulga nota de pesar

A candidata Marília Arraes, do Solidariedade, divulgou nota de pesar: 

"Eu e a minha família, neste momento, estamos profundamente consternados com esse acontecimento tão trágico e inesperado. Que a fé em Deus e o amor verdadeiro possam ampará-los, a Raquel, João, Fernando e toda a família, neste momento de tanta dor e dar as forças que precisam pra enfrentá-lo. Meus sinceros sentimentos", disse a ex-deputada e candidata Marília Arraes, que aparecia no sábado (1) liderando a pesquisa Ipec, com 38% dos votos válidos.

Danilo Cabral lamenta perda

“Quero expressar meu sentimento de profundo pesar a Raquel e família, que enfrentam a dor da perda do seu marido, Fernando Lucena. Em nome da minha família, desejo força para atravessar este momento de profunda tristeza. Nada é superior ao conforto da fé. Desejo que Deus os ilumine.”, assina Danilo Cabral e família. Danilo, que é do PSB, disputa o governo do Estado com Raquel.

A candidata ao Senado na chapa de Danilo Cabral, a petista Tereza Leitão, que se encontra internada se recuperando de uma cirurgia ortopédica, divulgou sua nota de pesar pelo Twitter:

 

Janaína Pepeu/divulgação
Carreata final da campanha de Raquel, em Caruaru - Janaína Pepeu/divulgação

Miguel Coelho disse estar consternado

O ex-prefeito de Petrolina e também candidato ao Governo de Pernambuco Miguel Coelho (União Brasil), que aparecia ontem na pesquisa Ipec empatado em segundo lugar com Raquel Lyra, divulgou nota de pesar:

“Estamos consternados com a notícia devastadora do falecimento de Fernando Lucena. Nesse momento tão difícil, prestamos solidariedade a sua família, em especial, a nossa amiga Raquel Lyra e seus filhos por uma perda tão dolorosa. Que Deus conforte todos os familiares e amigos de Fernando.”

Anderson lamenta perda em entrevista à TV Jornal

O ex-prefeito de Jaboatão e também candidato Anderson Ferreira falou à TV Jornal sobre a morte de Fernando Lucena:

Ele também divulgou nota oficial: "Gostaria de expressar todo o meu apoio e meus mais profundos e sinceros sentimentos à Raquel e a toda a família neste momento tão difícil. Que Deus abençoe a todos e conforte os corações nessa hora".

Repercussão entre os aliados

Os dois integrantes da chapa majoritária ao lado de Raquel Lyra também manifestaram solidariedade. O candidato ao Senado Guilherme Coelho escreveu disse em nota que lamentava profundamente a morte repentina de Fernando Lucena, empresario e esposo de Raquel Lyra. "Cidadão do bem e um pai exemplar, Fernando, sempre esteve comprometido com a causa política de sua esposa. Que Deus o receba e conforte Nando, João, Raquel, toda a família e amigos neste momento tão difícil."

Priscila Krause, candidata a vice na chapa de Raquel, também divulgou nota:

"Nesse momento de muita tristeza pelo falecimento repentino de Fernando Lucena, marido de Raquel Lyra, informo que estou em Caruaru ao lado da minha amiga Raquel e dos seus familiares. O nosso carinho, solidariedade e a fé em Deus serão fundamentais.

Como candidata a vice-governadora da coligação Pernambuco Quer Mudar, que tem Raquel como candidata a governadora, informo que a coordenação da campanha neste momento segue sob o meu comando. Retornarei ao Recife para, às 14h, exercer o meu voto."

Carreata em Caruaru

Na véspera do primeiro turno da eleição, Raquel Lyra encerrou a campanha com uma carreata em Caruaru, sua cidade natal. Ao longo da pré-candidatura e da candidatura, Raquel visitou aproximadamente 150 municípios.

"Neste domingo, Pernambuco vai escolher o seu futuro e eu sei que isso inclui a minha presença no segundo turno para vencer as eleições e, com experiência e capacidade de liderança, fazer as transformações que as pernambucanas e os pernambucanos merecem e precisam”, disse no sábado, durante a carreata.

Estiveram acompanhando a agenda o ex-governador João Lyra Neto; a candidata a vice, Priscila Krause; o candidato ao Senado, Guilherme Coelho e seu primeiro suplente, Fred Loyo; o candidato a deputado estadual, Carlos Braga; a candidata a deputada estadual Débora Almeida; o candidato a deputado federal, Rodolfo Albuquerque.

Tags

Autor