Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022: JERÔNIMO ou ACM NETO? Confira quem venceu na Bahia

Números do TSE mostram vitória de Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto pelo Governo da Bahia.

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson, Cynara Maíra

Publicado em 30/10/2022 às 19:31 | Atualizado em 30/10/2022 às 19:44
Notícia
X

Neste domingo (30), os baianos foram às urnas eleger um candidato para ocupar o cargo de governador do estado. Com 96,13% das urnas apuradas, o resultado já está definido, Jerônimo Rodrigues (PT) é eleito para o Governo da Bahia. O político deteve 4.3 milhões de votos, formando 52,59% dos votos válidos.

Jerônimo disputava a corrida pelo Governo da Bahia com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que obteve 3.9 milhões de votos, cerca de 47,41% dos votos válidos.

O aliado do atual governador Rui Costa (PT) assumirá seu posto no dia 1 de janeiro de 2023, com mandato de quatro anos. O vice-governador será o vereador Geraldo Júnior (MDB).

Trajetória de Jerônimo Rodrigues até a disputa pelo Governo da Bahia

Jerônimo Rodrigues Souza é um político de 57 anos vinculado ao Partido dos Trabalhadores que nasceu na cidade de Aiquara (BA), na região da Chapada Diamantina. O candidato é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e detém mestrado em Agronomia pela UFBA.

Jerônimo foi professor de um colégio municipal em sua cidade-natal e é docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 2007 entrou para área da gestão pública como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado. Essa é a primeira vez que o político concorre a uma eleição.

O candidato do PT também já participou de diversas secretarias do executivo federal, iniciando como Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2011.

Em 2014, após a vitória de Rui Costa (PT), Jerônimo participou da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia. Em 2018 foi coordenador da campanha de Rui para a reeleição. 

Com apoio do atual governador, Jerônimo foi de desconhecido para favorito das eleições na Bahia

RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Lula esteve quarta-feira com Jerônimo Rodrigues (PT), na Bahia, e deve vir ao Recife nesta sexta-feira. - RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO

Pouco conhecido do público em geral, um dos principais desafios de Jerônimo Rodrigues foi batalhar pela notoriedade contra o ex-prefeito de salvador ACM Neto (União Brasil), que já havia exercido cargo no Executivo. A presença de uma candidatura tardia também dificultou a campanha de Jerônimo.

Seu nome foi o terceiro indicado pelo PT dentro do período de oficialização de candidaturas. A troca de políticos ocorreu após o senador Otto Alencar (PSD-BA) recusar o pedido para concorrer ao Estado. 

Mesmo com essas dificuldades, a ajuda do atual governador Rui Costa, e o apoio do ex-presidente Lula (PT) foram suficientes para melhorar a situação do candidato, que aos poucos conseguiu conquistar melhores posições.

Essa modificação gerou surpresa no primeiro turno das eleições, quando o favorito para ganhar em primeiro turno ficou em segunda posição e quase perdeu para Jerônimo, que deteve 49% das intenções. Apenas a pesquisa AtlasIntel trouxe números semelhantes. 

A neutralidade de ACM Neto, que preferiu não perder o eleitorado bolsonarista nem herdar a rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo tendo recebido apoio do líder do Executivo, em um estado tipicamente de esquerda, também facilitou o avanço de Jerônimo

Com o apoio de Luiz Inácio, o candidato do PT conseguiu avançar dentro de um eleitorado que a 16 anos é governado pelo partido

Ao fim da corrida eleitoral, Jerônimo causou polêmicas ao não comparecer no debate da Globo da quinta-feira (27), segundo ACM aquele era o quarto programa do segundo turno em que o candidato do PT não compareceu. O adversário do União Brasil também não participou da maior parte do debates quando era líder das pesquisas no primeiro turno. 

No primeiro turno, Jerônimo deteve 4.019.830 votos, totalizando 49,45% dos votos válidos, ACM ficou com 3.316.711 votos, 40,80% da amostra sem abstenções. 

JERÔNIMO RODRIGUES é ELEITO GOVERNADOR da BAHIA

Tags

Autor