Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022: LULA é eleito PRESIDENTE do BRASIL; confira os dados

Este é o terceiro mandato de Lula, que presidiu o País por 8 anos (2003-2011), em dois mandatos consecutivos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 30/10/2022 às 19:59 | Atualizado em 30/10/2022 às 21:37
Notícia
X

Com 99,97% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República com 50,90% dos votos válidos. Ele obteve 60.331.211 milhões de votos e venceu 2º turno das eleições de 2022. 

Este é o terceiro mandato de Lula, que presidiu o País por 8 anos (2003-2011), em dois mandatos consecutivos. 

O principal adversário de Lula nestas eleições, Jair Bolsonaro (PL) obteve 49,10% dos votos válidos e 58.198.346 milhões de votos, ficando no segundo lugar.

Em sua conta do Twitter, Lula publicou uma foto da bandeira do Brasil com suas mãos em cima: "Democracia.":

Confira o resultado das eleições de 2022:

  1. Lula (PT): 50,83%
  2. Bolsonaro (PL): 49,17%

Confira a trajetória de Lula

Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, em Caetés, distrito de Garanhuns, na época. Com 7 anos, acompanhado da mãe, Dona Lindu, e dos irmãos, migrou para São Paulo a fim de reencontrar seu pai.

Começou a trabalhar como ambulante aos 8 anos de idade e como engraxate aos 9. Aos 14 anos, foi admitido no curso técnico de torneiro mecânico do SENAI, profissão que sempre menciona com orgulho em seus discursos.

Aos 17 anos, perdeu o dedo mindinho da mão esquerda, num acidente de trabalho na fábrica onde trabalhava, no ABC Paulista.

Nos anos 60, começou a frequentar reuniões no Sindicato dos Metalúrgicos, e em 1969, inicia sua trajetória de líder sindical.

Aos 23 anos, Lula se casa pela primeira vez com Lourdes e, dois anos depois, fica viúvo, perdendo também seu filho, pois sua mulher estava grávida de 8 meses.

Anos depois, se casa novamente com a também viúva, Marisa Letícia, com quem teve quatro filhos. Pouco antes do casamento com Marisa, Lula teve uma filha com uma de suas namoradas, Mirian Cordeiro. 

Atualmente, Lula é casado com a socióloga Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja. 

Em 1975, Lula assume a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos e nos anos seguintes, comandou as greves gerais que assumiram grandes proporções no País, se tornando o maior nome da oposição durante a ditadura militar.

Foi preso em abril de 1980 e quando saiu, decidiu fundar um partido para ingressar na disputa política, para formular leis favoráveis aos trabalhadores. 

Participou dos comícios pelas "Diretas Já!" e, em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do Brasil. Participou da formulação da Constituição de 1988 e disputou as eleições presidenciais de 1989.

Durante os anos 1990, presidiu o PT (Partido dos Trabalhadores), esteve à frente do Instituto Cidadania, que mais tarde se tornou o Instituto Lula, além de ser oposição ao governo de Fernando Henrique Cardoso.

Em 2002, foi eleito presidente da República, se tornando o primeiro operário a chefiar o Executivo brasileiro.

Seus dois governos são conhecidos pela implementação bem sucedida de programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, ProUni, Fiés, PAC, Luz para Todos, entre outros.

Ao final dos dois mandatos, sua administração obteve 87% de aprovação da população segundo o antigo Ibope.

Nas eleições de 2018, era o candidato favorito na disputa com Jair Bolsonaro mas foi preso em virtude de decisões tomadas no âmbito da Operação Lava-jato.

Após 580 dias preso na Sede da Polícia Federal em Curitiba, Lula foi solto em 8 de novembro de 2019, após o STF (Supremo Tribunal Federal) julgar inconstitucional a prisão em segunda instância. 

Com os seus direitos políticos restituídos, após anulação de suas condenações pelo STF, Lula retorna ao jogo político no papel de principal adversário de Bolsonaro para as eleições de 2022, e conquista a vitória no primeiro turno.

Lula nas Eleições 2022

A escolha de Lula para seu vice em 2022 foi um antigo adverário político: o ex-governador e médico, Geraldo Alckmin. 

Geraldo, que era do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), de direita, mudou para o PSB (Partido Socialista Brasileiro), de esquerda. A chapa ficou conhecida na internet como "Lula com Chuchu", referência jocosa ao carisma do vice.

Nos debates e entrevistas que participou, Lula lembrou dos feitos dos seus governos, defendeu a ex-presidenta Dilma Rousseff, destacando que ela foi vítma de um golpe e que, para esse governo, quer fazer melhor do que antes.

Lula teceu duras críticas a Jair Bolsonaro e sua gestão, especialmente em relação à condução da pandemia da covid-19 e dos escândalos de corrupção envolvendo os filhos do atual presidente.

No último debate promovido pela Rede Globo, Lula disse a Bolsonaro que "o povo vai te mandar pra casa" e que iria "acabar com o sigilo de 100 anos" que ele impôs por decreto. 

Em todas as pesquisas eleitorais, Lula esteve à frente de Bolsonaro como mostram os dados do agregador de pesquisas JC:

Tags

Autor